150 Anos da Imigração Italiana no ES será Comemorada!

150 Anos da Imigração Italiana no ES será Comemorada!

No início dessa semana, foi anunciada a programação para a festa de abertura em comemoração aos 150 Anos da Imigração Italiana no Espírito Santo. O evento terá início em 17 de fevereiro, às 6 horas, na Praça do Papa, com um Cortejo Marítimo seguido por uma Caminhada dos Imigrantes até a Catedral Metropolitana, onde será realizada uma Missa Polifônica às 10 horas. A partir das 12 horas, os festejos e atrações culturais tomarão conta do local. A Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) oferece apoio à programação.

Este ano, o Governo do Estado, através das Secretarias do Turismo e Cultura, e do Arquivo Público do Espírito Santo, lançou o “Calendário dos 150 anos da Imigração Italiana”, em cerimônia na Casa do Turismo Capixaba. A iniciativa, em parceria com entidades como Sebrae, Associação Federativa Italiana do Espírito Santo (Comunità), e Comitê dos Italianos no Exterior ES-RJ (Comites), destaca eventos em diferentes municípios, incluindo músicas, danças, religiosidade, comidas típicas, artes visuais e encontros de lideranças.

Os Correios, em junho de 2023, lançaram um selo personalizado em homenagem aos 150 anos da Imigração Italiana, destacando Santa Teresa como cidade pioneira, reconhecida pela Lei Federal nº 13.617, de 11 de janeiro de 2017.

Em meio a esse cenário de celebração, Guaraná de Aracruz mantém sua tradição anual com a festa ItaliaUnita, uma emocionante homenagem à imigração italiana que contribuiu para a formação da identidade local e faz parate do calendário oficial de festas de Aracruz.

Desde 2023, a Diretoria da Comunità, em encontros com o prefeito de Aracruz, Dr. Coutinho, e demais autoridades, tem delineado as celebrações dos 150 Anos da Imigração Italiana no município. Membro ativo dessa comunidade, o vereador André Carlesso destaca-se por sua presença e engajamento, contribuindo para garantir que a Italia Unita deste ano seja verdadeiramente inesquecível. Sua participação tem sido crucial na busca por tornar as comemorações memoráveis e conectadas com a rica história da imigração italiana em Aracruz.

Na foto: Vereador André Carlesso, Giambattista Biasizzo (Tesoureiro da Comunità), Taís Campagnaro, Paulo Roberto Bottoni (vice-presidente do Secretariado dos Imigrantes Friulanos de Aracruz), Rodolfo Sperancin Della Valentina, Moisés Mercier (Secretário de Cultura e Turismo), Rosa Maria Maioli (Presidente da Comunità), Dr. Luiz Carlos Coutinho (Prefeito de Aracruz), Cilmar Franceschetto (Diretor Geral do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo), Benevaldo Fantin, João Otávio De Carli e João Batista . Participaram também da reunião o Sr. Elizerino Giacomin (Presidente do Secretariado dos imigrantes Friulanos de Aracruz) e a Secretária de Ações Estratégicas do Município de Aracruz, Jeesala Coutinho.

Apesar de não sabermos ainda a programação específica para este ano, a certeza que temos é que a Italiunita continua sendo um evento fundamental no calendário cultural, reunindo a comunidade para celebrar suas raízes e herança italiana.