1º Seminário Municipal de Alfabetização é marcado por homenagens e reconhecimento das práticas dos professores do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental
A Semed reconhece que 2024 foi um ano de muitos avanços, graças ao trabalho e ao engajamento de todos os professores, estudantes, famílias, gestores escolares e equipe. Em função disso, a comunidade escolar foi convidada a prestigiar o momento, que foi carinhosamente planejado para valorizar todos aqueles profissionais que transformam vidas.
Compuseram a mesa das autoridades as secretárias Jenilza Spinassé (Semed), Jeesala Coutinho (Semae), a subsecretaria da Semed Marineusa Soares Pimentel Ribeiro, além do Superintendente Regional de Educação de Linhares, André Felipe Costa de Souza e o Assessor do Regime de Colaboração e Articulador Regional de Gestão Rodrigo Fantini.
A Secretária da Semed Jenilza Spinassé abriu as falas das autoridades destacando os profissionais que coordenam o trabalho de alfabetização na Rede Municipal de Ensino, chamando à frente o Comitê de Alfabetização que coordena de fato o trabalho nas escolas, a Coordenadora do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo, Roberta Pimentel Schuína, a Articuladora Regional do Compromisso Criança Alfabetizada, Lorena Lopes Mercier, a Articuladora Municipal do Compromisso Criança Alfabetizada Vanderleia Suprani, além das formadoras municipais Alfrediane Klauss Ludtke e Maria Benedita Pimentel Sperandio.
“Este é um grupo que pensa e que articula toda a demanda junto aos professores que fazem a educação acontecer em nossa cidade. A vocês professores e ao comitê de alfabetização nossa gratidão. Eu sei e sinto a magia do alfabetizar, que é promover dignidade, e quando o Governo Federal lança um pacto para que a alfabetização ocorra até o final do 2º ano, o único objetivo, é que no futuro, tenhamos cidadãos conscientes e que saibam lutar pelos seus direitos. Por isso, hoje é dia de celebrar, pois os alfabetizadores têm um papel fundamental em toda rede”, destacou Jenilza.
Em seguida, o Superintendente Regional de Educação de Linhares, André Felipe Costa de Souza lembrou das leituras que marcaram sua infância. “Esse ano eu tomei uma decisão de fazer um exercício de retomar a leitura de livros que foram importantes para mim quando era criança, e um deles se chama ‘O menino, a toupeira, a raposa e o cavalo’, um livro que você consegue ler em 30 minutos, mas como é diferente você ler um livro para crianças na perspectiva de um adulto. Em uma de suas passagens é dito que ´uma das maiores liberdades que nós temos é a forma como reagimos às coisas’. Trouxe essa reflexão porque os professores homenageados aqui hoje, dado o cenário enfrentado na educação, tendo a liberdade de escolher como reagir, escolheram fazer a diferença. O professor de verdade é aquele que veste a camisa e trabalha para que de fato a educação seja libertadora”, ressaltou.
A Semed reconhece que o processo de ensino-aprendizagem promove o cultivo de uma forma singular de expressão, onde o poder transformador das palavras, sílabas e frases, torna-se uma chave que abre portas para um mundo de expressividade, criticidade e inventividade. Após as falas iniciais, todos puderam prestigiar a uma bela apresentação cultural do grupo de flautas da Emef José Marcos Rampinelli, formado pelos alunos do 3º ano B, regido pela professora alfabetizadora Crislany Rosa.
Dando sequência às apresentações, a psicóloga clínica Fabiana Feliciano de Assis Paterline, que é especialista em terapia cognitiva comportamental, psicopedagogia e pedagogia hospitalar, promoveu um momento de reflexão sobre a necessidade do autocuidado que cada um deve ter para poder cuidar do outro. Para isso ela fez uma dinâmica com o público, abordando a temática: saúde emocional: uma pausa para cuidar de mim.
Depois foi o momento de apresentação das práticas pedagógicas exitosas e experiências transformadoras que acontecem no espaço escolar, práticas estas que aproximam o conhecimento da realidade, mostrando que a alfabetização é viva, criativa e que o aprender é uma experiência para toda vida. Foram homenageadas as participantes do Projeto Práticas Pedagógicas Exitosas do material didático complementar do Paes, na categoria alfabetização e recomposição da aprendizagem.
As professoras alfabetizadoras Simone Mantovanelli da Emef Professora Bárula Neves dos Santos foi a vencedora com a prática pedagógica exitosa “Eu brinco, ele brinca, nós brincamos!”, Thaise Carla Rocha Rodrigues, da Emef Ermelinda Giacomim Farina foi vencedora com prática pedagógica exitosa “Explorando o Mangue: aprender para preservar”, e Aline Dutra Pereira, da Emefti Honório Nunes de Jesus foi a vencedora com a prática pedagógica exitosa “Escadaria da fama e o rio da Maria: conhecimento para além da sala de aula”, representando respectivamente os professores do 1°, 2°e 3°ano.
O seminário ainda guardava muitas surpresas. Cada professora vencedora recebeu um lindo troféu personalizado, além de um prêmio de R$ 1000,00 cada uma. A ideia do seminário foi fomentar para o próximo ano, novas ideias e renovar a determinação de cada docente, pois os alfabetizadores são reconhecidos como semeadores de um futuro, onde as palavras são faróis de esperança.
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