Cheque Mate na Câmara de Aracruz

Cheque Mate na Câmara de Aracruz

Jean Pedrini articula apoio e sela vitória antecipada

Nas últimas semanas, os bastidores da Câmara Municipal de Aracruz fervilharam com articulações em torno da formação da nova presidência e mesa diretora para o mandato 2025-2028. A disputa, que envolveu negociações intensas, culminou em uma reunião decisiva nesta quinta-feira, no gabinete do prefeito Dr. Coutinho, com a presença do vice-prefeito Beto e da secretária Jeesala.

De um lado, uma chapa composta pelos vereadores Etiene, Pain, Marcelo e Adriana buscava consolidar apoio. Do outro, um grupo encabeçado por Jean Pedrini, com Vilson Jaguaretê, Léo Pereira e os cinco novos vereadores eleitos: Renato, Gustavo Rossoni, Dequinha, Capitão e Alex Hander.

O Partido Progressista (PP), que detém a maior bancada na Câmara com quatro vereadores, havia definido que lançaria o nome para a presidência, sendo os mais cotados Jean Pedrini e Mônica. O PP articulou alianças com o PDT, conquistando o apoio de Renato, e com o PT, garantindo os votos de Vilson e Dandan, além de acordos com Léo Pereira e Lula.

Após várias rodadas de negociação, o grupo liderado por Jean Pedrini, somado aos cinco novatos e aos aliados do PT e do PP, consolidou o apoio de 13 vereadores, garantindo maioria absoluta. Jean Pedrini, conhecido por seu perfil “áspero” surpreendeu ao conduzir as conversas de forma estratégica, transmitindo confiança e seriedade. Sua atuação como líder do governo Coutinho nos últimos quatro anos foi destacada como um fator que contribuiu para agregar os pares.

Com o apoio declarado, a chapa ficou formada por Jean Pedrini como presidente, Gustavo Rossoni como vice-presidente, Vilson Jaguaretê como primeiro-secretário e Léo Pereira como segundo-secretário. Durante a reunião, os 12 vereadores presentes reafirmaram seu compromisso com a chapa, selando o acordo com uma foto oficial ao lado do prefeito e do vice.

A votação à presidência da casa só irá acontecer dia 01 de janeiro, nada está definido até chegar o dia de fato da eleição. Respeito cada decisão, afinal, sou democrática. Mas, não existiu articulação politica e sim direcionamento para o nome do colega vereador. Vou aguardar dia 01 de janeiro. Afinal, já vi gente dormir presidente e acordar sem nem estar na mesa. Independente de quem seja eleito, irei continuar trabalhando em prol da população Aracruzense – disse a vereadora Adriana Guimarães.

 

Embora o cenário pareça definido, a eleição oficial será realizada no dia 1º de janeiro, e até lá, a expectativa é de que o acordo se mantenha firme. Nos bastidores, o consenso é que Jean Pedrini conseguiu surpreender e consolidar sua liderança, marcando mais uma jogada decisiva no tabuleiro político de Aracruz.

A redação do Folha Aracruz tentou entrar com os vereadores que estão compondo a outra chapa, mas até o fechamento da matéria não obtivemos retorno.