Portocel estreia primeiro caminhão autónomo em porto da América Latina

Portocel estreia primeiro caminhão autónomo em porto da América Latina

Desde o dia 27 de janeiro, o terminal portuário Portocel, localizado aqui Aracruz, fez história ao colocar em operação o primeiro caminhão autónomo (sem motorista) dentro de um porto na América Latina. A iniciativa integra um plano de modernização e inovação tecnológica para aumentar a eficiência das operações logísticas.

 

O primeiro veículo autónomo já está a operar normalmente, enquanto o segundo encontra-se em fase de testes. O objetivo do porto é que, até ao final de 2025, as 13 viaturas que circulam nas suas instalações sejam totalmente autónomas. É importante destacar que esses veículos operam exclusivamente em ambientes controlados, garantindo maior segurança nas movimentações.

 

O caminhão autónomo conta com inteligência artificial, visão computacional e múltiplos sensores para garantir a segurança e eficiência das operações. Esses dispositivos permitem a deteção e resposta rápida a eventuais obstáculos, tornando o transporte de cargas mais seguro e previsível. Além disso, a tecnologia incorporada abrange sistemas de mapeamento, localização, planeamento de rotas, tomada de decisões e controle remoto via uma central de operações.

 

“Se queremos ter um porto moderno e inteligente, precisamos acelerar. Queremos 100% dos nossos camiões em formato autónomo até ao final do ano. Em paralelo, estamos a investir fortemente em inteligência artificial e visão computacional”, explicou Alexandre Billot Mori, gerente responsável pelo Portocel.  

 

O desenvolvimento dos caminhões autónomos é resultado de uma parceria entre o terminal portuário, a startup capixaba Lume Robotics, especializada em mobilidade autónoma, e a VIX Logística braço de logística do Grupo Águia Branca.

 

Perspectivas para o futuro

 

A implementação dos caminhões autónomos no Portocel marca um avanço significativo para o setor portuário brasileiro. Além de reduzir custos operacionais, a tecnologia promete otimizar o tempo de transporte dentro do terminal, minimizando riscos e aumentando a previsibilidade das operações. O projeto reforça a posição do Espírito Santo como referência nacional em inovação logística.

 

Com a meta de concluir a transição para veículos 100% autónomos até 2025, o Portocel dá um passo importante para o futuro da logística portuária, tornando-se pioneiro na América Latina na adoção dessa tecnologia.