Aracruz entra no seleto grupo dos 100 melhores municípios do Brasil em competitividade

Além do 2° do Espirito Santo, Aracruz é o 99° do Brasil
O município de Aracruz vem se destacando não só no Estado, mas também na Federação, motivo de orgulho à população local, que se beneficia dos frutos de uma gestão eficiente e focada no progresso.
O Ranking de Competitividade dos Municípios 2024, estudo elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em parceria com o Centro de Liderança Pública (CLP), avaliou no Brasil os municípios com mais de 80 mil habitantes e abrange neste ano 404 cidades, correspondendo a quase 60% da população brasileira.
Ao todo são analisados 65 indicadores divididos em 13 pilares temáticos, que por sua vez estão estruturados em três grandes dimensões: instituições, sociedade e economia. São analisadas áreas como saúde, educação, inovação, sustentabilidade, solidez fiscal e ambiente de negócios.
No estudo referente ao Espirito Santo o município de Aracruz conseguiu a 2° colocação, ficando apenas atrás da capital Vitória. Já no ranking Nacional Aracruz entrou no seleto grupo dos 100 primeiros, conseguindo a 99° posição. Pra tal feito Nacional, o município de Aracruz subiu 52 posições em apenas um ano.
Esse feito notável evidencia Aracruz como um dos municípios com o maior poder de crescimento do país, tornando-se um modelo de desenvolvimento estratégico e sustentável, com uma população majoritariamente trabalhadora, empreendedores resilientes, e uma administração municipal eficiente, transparente e ética.
Para a secretária de Gestão Estratégica, Jeesala Coutinho, o planejamento e governança são os alicerces da atual gestão. “Não há avanço sem estratégia. Esse avanço expressivo no Ranking de Competitividade é resultado de uma gestão que atua com responsabilidade, estratégia e compromisso com as futuras gerações. O desenvolvimento econômico que estamos promovendo em Aracruz é sustentável, inclusivo e planejado, respeita o presente e projeta o futuro. Trabalhamos com base em dados, metas bem definidas e integração entre as secretarias, o que nos permite tomar decisões mais assertivas e eficientes. A competitividade que alcançamos não é apenas sobre crescimento, mas sobre qualidade de vida, inovação e equilíbrio social. Aracruz está construindo um novo modelo de gestão pública, onde o progresso caminha lado a lado com a ética, a transparência e a justiça social”.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, José Eduardo F. de Azevedo, comentou sobre os passos seguidos para melhorar a colocação no ranking. “Nosso trabalho tem sido focado na criação de um ambiente de negócios robusto e competitivo, onde a segurança jurídica, a eficiência administrativa e a agilidade nos processos são os pilares fundamentais para fomentar o empreendedorismo e atrair investimentos. Implementamos uma série de medidas para simplificar e desburocratizar os processos, proporcionando aos investidores a confiança necessária para se estabelecerem em Aracruz. O avanço no ranking é reflexo direto dessa estratégia integrada, que visa não apenas o crescimento econômico, mas também a sustentabilidade e a diversificação da economia local. O reconhecimento nacional é uma confirmação de que estamos consolidando Aracruz como um polo de desenvolvimento regional, com perspectivas de crescimento sólido e sustentável.”
Já o prefeito Dr. Coutinho, ressaltou que o avanço no Ranking de Competitividade é um indicativo de uma cidade comprometida com o futuro. “Este salto de 52 posições é muito mais do que uma simples conquista administrativa, é uma vitória de cada aracruzense. Cada passo que damos em direção ao desenvolvimento é fruto do trabalho coletivo, da parceria entre o poder público, o setor privado e a comunidade. Estamos construindo juntos uma cidade que se orgulha de sua história, mas que olha para o futuro com coragem e esperança. Seguimos com os pés no chão, mas com a convicção de que o caminho da transformação é contínuo.”

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.