MDB fortalece base em Aracruz com novo diretório e lideranças renovadas

Com nomes comprometidos com o desenvolvimento local, partido aposta na renovação política para ampliar sua presença no município
Na última semana, a Câmara Municipal de Aracruz sediou um importante evento político, a oficialização do diretório municipal do Movimento Democrático Brasileiro (MDB). A cerimônia marca um novo momento de organização e fortalecimento do partido no município, com a presença de lideranças que representam tanto a tradição quanto a renovação da política local.

O MDB tem uma trajetória histórica no Brasil. Fundado originalmente como Movimento Democrático Brasileiro em 1966, durante o regime militar, o partido surgiu como a única oposição permitida ao governo durante a ditadura. Após o processo de redemocratização, tornou-se PMDB e voltou a se chamar MDB em 2017, resgatando seu nome original. Nacionalmente e no Espírito Santo, nomes como Gerson Camata, Paulo Hartung, Rose de Freitas e Lelo Coimbra deixaram sua marca pela legenda.
Um fato histórico a se relembrar, na farsa das eleições de 1974 que estavam por vir que contém nos livros de História do Brasil, Ulysses Guimarães lançou sua anticandidatura como resposta à candidatura do General Ernesto Geisel. Ser um anticandidato significava uma oposição direta e ofensiva contra a tortura regime Militar
Na Convenção Nacional do MDB, no final de 1973, Ulysses bradou:
“Não é o candidato que vai percorrer o país. É o anticandidato, para denunciar a antieleição, imposta pela anticonstituição que homizia o AI-5, submete o Legislativo e o Judiciário ao Executivo; possibilita prisões desamparadas pelo habeas corpus e condenações sem defesa, profana a indevassabilidade dos lares e das empresas pela escuta clandestina, torna inaudíveis as vozes discordantes, porque ensurdece a nação pela censura à imprensa, ao rádio, à televisão, ao teatro e ao cinema.”

Em Aracruz, o MDB também tem história. O saudoso Primo Bitti foi eleito prefeito em diversas ocasiões pelo partido, sendo figura central nos primeiros anos de emancipação e crescimento do município. Seu nome está gravado na história política local como um líder comprometido com o desenvolvimento da cidade.

Na ocasião do evento, Ronald De Angeli, empresario e funcionário público, assumiu oficialmente a presidência do diretório municipal.

“É um momento de retomada, de fortalecimento de vínculos com a população e de reafirmação do MDB como espaço de escuta, trabalho e resultados concretos para Aracruz”, afirmou De Angeli.

O vereador Carlos André França de Souza, Paim, foi nomeado como líder de bancada do MDB na Câmara Municipal. Em sua fala, destacou o valor da atuação coletiva:
“Somos um partido com história, com serviço prestado e com compromisso com o futuro de Aracruz. O diretório está vivo, atuante e pronto para seguir ouvindo e defendendo os interesses da população”.
Um dos nomes de mais destaque durante o evento foi o da advogada e gestora pública Jeesala Mayer Coutinho. Atual secretária de Gestão Estratégica do município, Jeesala tem sido uma das principais vozes femininas na política aracruzense.

Reconhecida por sua escuta sensível e pela capacidade de articulação, ela se tornou referência na construção de políticas públicas voltadas para as necessidades reais da população.
Sua atuação é marcada pelo diálogo com as comunidades e por ações estratégicas que resultaram em conquistas importantes para Aracruz. Nessa gestão do prefeito Dr. Coutinho — reeleito com a maior aprovação da história do município —, Jeesala Coutinho tem sido responsável por articular recursos fundamentais que possibilitam a realização de obras estruturantes. Seu trabalho ajuda a transformar demandas populares em ações concretas.

Além da participação local, Jeesala também atua dentro do MDB como delegada partidária e integrante da executiva provisória estadual, liderada pelo vice-governador Ricardo Ferraço. Sua presença no evento simbolizou a força de uma liderança comprometida, respeitada e cada vez mais reconhecida nos espaços de decisão.
“Eu acredito que a política começa na escuta. É ouvindo a população, entendendo os problemas do dia a dia, que conseguimos construir soluções reais. Tenho orgulho de representar Aracruz, de estar presente nas comunidades e de poder contribuir com cada conquista que fazemos juntos”, afirmou Jeesala em seu discurso.

O evento reforça o reposicionamento do MDB em Aracruz, com um diretório renovado e nomes que trazem consigo experiência, compromisso e visão de futuro. A expectativa é de que o partido continue ampliando sua representatividade e fortalecendo sua presença junto à população aracruzense.
O Folha Aracruz parabeniza a todos do partido MDB pela história da sigla e essa renovação de um partido tão importante em nosso país.
Por: Hellen Clementino

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.