Prefeitura investe na avaliação de leitura nas escolas

Prefeitura investe na avaliação de leitura nas escolas

Avaliação revela nível de aprendizado dos alunos

A Prefeitura de Aracruz através da Secretaria de Educação (Semed) vem investindo em Oficinas que visam orientar os pedagogos e colaboradores da Rede Municipal de Ensino em diversas áreas.

A Oficina passada realizada nos dias 08 e 09 de maio no Polo UAB, ministrada pela técnica do Ensino Fundamental Viviane Cabidele, explanou sobre a avaliação da fluência na leitura, que é capacidade que o aluno tem de ler um texto com precisão e desenvoltura, de forma rápida e expressiva, compreendendo o conteúdo e não somente reconhecendo as palavras.

A fluência na leitura além de facilitar a compreensão dos textos torna a leitura mais prazerosa e natural. Tornando a compreensão mais fácil e aumento o desempenho escolar em todas as áreas, não apenas no Português.

Para Viviane o treinamento para a avaliação é essencial para a melhoria do desempenho dos alunos.

“A avaliação de leitura oral, geralmente aplicada nos anos iniciais do Ensino Fundamental, gera mobilização e engajamento de nossa secretaria, além dos estudantes, professores e diretores, sendo que a participação de todos gira em torno do principal foco, que é conseguir fazer com que cada aluno até o segundo ano aprenda a ler, além de alfabetizar todas as crianças que não foram alfabetizadas na idade certa. Já o resultado dessa avaliação é constituído de um diagnóstico da realidade leitora de cada estudante, associando seus desempenhos ao perfil do leitor, que subsidia práticas pedagógicas focadas nas demandas individuais”.

A técnica de avaliação diferencia os estágios em que se encontram os alunos, fazendo com que os professores possam focar nas dificuldades dos mesmos.

“Devemos observar o desempenho de nossos estudantes nos critérios de fluência, que incluem a precisão, que é a capacidade de reconhecer ou decodificar as palavras corretamente; a prosódia, capacidade de ler com expressividade, com ritmo e entonação e a automaticidade, ou seja, o número de palavras lidas corretamente por minuto” comentou Viviane.

Na Oficina os profissionais de educação são orientados a diagnosticar a taxa de leitura para cada etapa e aluno de acordo com suas necessidades

“A avaliação de leitura oral deve ser aplicada pelo coordenador pedagógico da escola ou outro servidor qualificado para assumir a tarefa, que não seja o próprio professor da turma. É importante que se mantenha o mesmo aplicador ao longo de todas as avaliações do ano, para se manter o padrão de avaliação. Esta avaliação deve ser realizada aluno por aluno, individualmente, fora da sala de aula, em um espaço silencioso e tranquilo”.

Para criar um ambiente agradável que influencie positivamente na avaliação dos alunos Viviane comenta.

“Para promovermos esse ambiente, devemos reservar espaços adequados para o teste de leitura e apresentar os aplicadores aos estudantes, proporcionando momentos de interação. A avaliação oral deve ser feita fora da sala de aula, chamando um estudante de cada vez, e só tem confiabilidade se o texto for desconhecido pela criança”.