Parklog: Um Novo Horizonte para Aracruz com Investimento e Empregos

Parklog: Um Novo Horizonte para Aracruz com Investimento e Empregos

O maior investimento público - privado em infraestrutura na história do Espírito Santo

Aracruz consolida seu protagonismo no cenário nacional e internacional com a recente assinatura do Plano Estratégico do ParklogBR/ES, um projeto que promete revolucionar a infraestrutura logística e impulsionar o desenvolvimento econômico do município e de toda a região. Considerado o maior investimento em infraestrutura na história do Espírito Santo, com mais de R$ 12,3 bilhões em aportes públicos e privados, o projeto visa posicionar o estado como uma solução logística global.

O Parklog, que se estende por diversos municípios além de Aracruz (Colatina, Fundão, Ibiraçu, Jaguaré, João Neiva, Linhares, Marilândia, Serra e Sooretama), é uma plataforma integrada que abrange três portos (Portocel, Imetame e Vports), três aeródromos, a primeira Zona de Processamento de Exportações (ZPE) privada do país, além de ferrovias e rodovias.

De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento, Rogério Salume, o plano é ousado, e elevará o estado capixaba a competir em nível global.

“Esse plano estratégico é um divisor de águas para o Espírito Santo. Estamos construindo uma plataforma que une infraestrutura moderna, governança sólida e visão de futuro. Esse projeto não é apenas sobre logística: é sobre preparar nosso Estado para competir em nível global, atrair investimentos de qualidade, gerar empregos e qualificar nossa gente. É fruto de um esforço coletivo entre governo, municípios e setor privado, com um único objetivo: transformar o Espírito Santo em referência nacional em eficiência e desenvolvimento sustentável”.

O governador Renato Casagrande reforçou as intensões do projeto, de tornar o Espírito Santo a porta de entrada e saída de produtos.

“Queremos ser a porta de entrada do mundo para o Brasil e a porta de saída dos produtos brasileiros para o mundo. Para isso, precisamos ser esse polo logístico que já estamos no caminho. Temos diversas obras na região, como a pavimentação de Vila de Riacho até Regência. Vamos iniciar ainda a implantação da rodovia de Bebedouro a Regência”.

O Papel de Aracruz e os Benefícios Diretos

Aracruz se destaca como o epicentro desse projeto transformador. A consolidação do Parklog como um cluster logístico regional e a expansão da retroárea portuária são pontos-chave que reforçam a vocação do município.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Aracruz, José Eduardo Azevedo, comentou sobre a parceria público privada do empreendimento.

“A conclusão do Plano Estratégico do ParkLog marca um passo decisivo para Aracruz e toda a região. Agora, contamos com um direcionamento claro para atuar em parceria com o setor privado, avançando na construção de uma plataforma logística de excelência. Esse planejamento abre caminho para atrair novos negócios, gerar empregos e impulsionar o desenvolvimento econômico regional”.

Em seu pronunciamento o prefeito Dr. Coutinho, agradeceu os envolvidos, e falou do destaque de Aracruz no projeto.

“Estamos falando do maior investimento em infraestrutura da história do Espírito Santo, que vai reposicionar nosso Estado no cenário nacional e internacional, e Aracruz tem a honra de ser o município que acolhe esse projeto transformador. O Parklog vai gerar empregos, fortalecer a economia, atrair novas empresas e consolidar nossa vocação logística e industrial. Agradeço ao Governo do Estado, aos investidores e a todos que acreditam no nosso município. Aracruz está pronta para ser protagonista dessa nova era de desenvolvimento que se inicia hoje.”

Melhorias Estratégicas e Ganhos para a Região

Uma das principais frentes do projeto é a melhoria da malha ferroviária. A construção e operação de novas conexões com a região produtora de grãos, incluindo o noroeste de Minas Gerais, são cruciais. Essa nova infraestrutura elevará a velocidade operacional das ferrovias dos atuais 12-16 km/h para mais de 45 km/h, além de aumentar a capacidade de transporte de cargas de 10 milhões para mais de 25 milhões de toneladas por ano.

Com a conclusão do Plano Estratégico do Parklog, Aracruz e os municípios vizinhos ganham um direcionamento claro para o futuro, abrindo caminho para o desenvolvimento econômico e social. O projeto não apenas consolida a posição de Aracruz como um polo logístico e industrial, mas também reforça seu compromisso com a geração de oportunidades e o crescimento sustentável.