Espírito Santo lidera Ranking Nacional de Transparência e Governança Pública
Prêmio cedido pela ONG Transparência Internacional – Brasil.
A transparência e a boa governança são pilares fundamentais de qualquer democracia robusta, atuando como ferramentas essenciais para o combate à corrupção e para o aumento da eficiência na aplicação dos recursos públicos. No Brasil, o Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP), promovido pela ONG Transparência Internacional – Brasil, é o principal termômetro dessa performance, incentivando a competição positiva entre os entes federativos e elevando o padrão de gestão no país.
A Transparência Internacional (TI) é uma organização não governamental global, fundada em 1993, com sede em Berlim, na Alemanha. Sua missão é combater a corrupção e promover a transparência em todo o mundo. A organização é mundialmente reconhecida por seu Índice de Percepção da Corrupção (IPC), que classifica mais de 180 países e territórios com base em quão corrupto o setor público de cada um é percebido.
No Brasil, a Transparência Internacional – Brasil adapta a metodologia global à realidade nacional, produzindo relatórios e rankings focados em governos subnacionais. O ITGP é um desses instrumentos vitais, desenvolvido para ser uma ferramenta regular de avaliação da transparência dos Poderes subnacionais brasileiros, buscando fomentar a cooperação e o reconhecimento das melhores práticas, conforme o próprio texto relata.
O resultado alcançado pelo Espírito Santo, ao conquistar a liderança nacional no ITGP da Transparência Internacional, é um marco para a gestão pública capixaba. Com uma pontuação de 95 pontos em uma escala de 0 a 100, o Estado foi classificado como “ótimo”, estabelecendo-se como uma referência em acesso à informação, transparência e boa governança.
Essa performance de destaque não é acidental, mas fruto de um trabalho estratégico e contínuo. Como afirmou o governador Renato Casagrande, que comentou.
“Quando encerrei meu primeiro governo, entreguei o Espírito Santo liderando os rankings de transparência e quando assumi novamente em 2019, estávamos mal posicionados e desde então trabalhamos para retomar essa liderança. Ser o mais transparente para nós é fundamental! Para que a sociedade saiba onde os recursos de seus impostos estão sendo alocados. Um Estado transparente se torna mais eficiente, pois podemos ter mais controle sobre o andamento dos processos”.
Os pesquisadores do ITGP analisaram rigorosamente critérios cruciais para a boa gestão, como a divulgação de dados de finanças públicas, contratações governamentais, governança e prevenção à corrupção. A nota máxima obtida pelo Governo do Estado nas dimensões Dados e Plataformas reflete o investimento em tecnologia e acessibilidade.
Essa conquista, celebrada pelo secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, e pelo subsecretário Fabiano Louzada, reafirma o protagonismo do Estado como modelo de gestão pública transparente e participativa, fortalecendo a confiança da sociedade nas instituições estaduais. Edmar Camata, destacou o resultado e disse.
“Estar em primeiro lugar em um ranking de tamanha relevância reforça que estamos no caminho certo, investindo em políticas públicas que fortalecem cada vez mais a confiança da sociedade nas instituições estaduais. É também um reconhecimento ao trabalho realizado com muito compromisso e dedicação pela nossa equipe da Secont”.

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.



