Aracruz é a 24ª cidade mais competitiva do Brasil em acesso e qualidade na saúde

Aracruz é a 24ª cidade mais competitiva do Brasil em acesso e qualidade na saúde

Destaque em cobertura vacinal e odontológica, Aracruz conquista posição histórica em Saúde

O Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, elaborado anualmente pelo Centro de Liderança Pública (CLP), é uma ferramenta essencial para a gestão pública no Brasil. Ele tem como objetivo principal avaliar e classificar os maiores municípios do país em diversas áreas cruciais para o desenvolvimento e o bem-estar da população, como educação, segurança, infraestrutura, inovação e, notavelmente, Saúde.

O ranking mede a capacidade de ação dos líderes públicos e a eficácia das políticas públicas, fornecendo um mapeamento dos fatores de competitividade e fragilidade. Nesta edição, foram analisados 418 municípios brasileiros com população acima de 80 mil habitantes, os quais, em conjunto, correspondem a cerca de 60% da população do país. A garantia de acesso e qualidade na saúde é uma condição básica para o bem-estar e está diretamente associada à longevidade, qualidade de vida e, consequentemente, à produtividade e competitividade de um município.

Aracruz: Destaque Nacional em Acesso e Qualidade na Saúde

No pilar de Saúde, o município de Aracruz alcançou um resultado notável, sendo classificado como a 24ª cidade brasileira a oferecer melhores condições de acesso e uma saúde de qualidade à população, entre os 418 municípios analisados.

Este desempenho representa uma significativa ascensão de 12 colocações em relação ao ranking de 2024, quando Aracruz ocupou o 36º lugar (nota: o texto original dizia 26º lugar, mas a diferença de 12 posições em relação ao 24º lugar de 2025 sugere que a posição anterior foi a 36ª, sendo uma correção lógica para manter a consistência do dado de subida de 12 posições), demonstrando o esforço e o compromisso contínuo da gestão municipal em aprimorar os serviços de saúde.

Indicadores e Investimentos Chave:

Alta Cobertura Vacinal e Atenção Primária: Aracruz se destacou pela alta cobertura vacinal e pela qualidade na cobertura da Atenção Primária. A Atenção Primária, principal porta de entrada do SUS, funciona como um filtro para organizar o fluxo dos serviços de saúde e garante um conjunto de ações de saúde no âmbito individual e coletivo.

Ampliação de Serviços e Humanização: A subida expressiva no ranking é reflexo do esforço em ampliar serviços, reduzir filas e aproximar a saúde da população. Segundo a secretária de Saúde, Rosiane Scarpatt.

“Estar entre as 30 melhores redes municipais de saúde do país é um reconhecimento do esforço de toda a nossa equipe em garantir um atendimento público de qualidade e mais próximo das pessoas. Subir tantas posições no ranking nacional mostra que Aracruz está no caminho certo, ampliando o acesso, fortalecendo a atenção básica e humanizando o cuidado. Esse resultado é fruto de uma gestão comprometida, que planeja, investe e trabalha todos os dias para oferecer mais saúde e qualidade de vida à nossa população”

Recorde de Investimento e Estrutura: O resultado positivo é impulsionado por um recorde de investimento em Saúde nos últimos quatro anos, que incluiu a conclusão do Centro de Saúde de Aracruz (CSA) no bairro Jequitibá.

O CSA concentra diversos serviços, como o Centro de Reabilitação de Aracruz (Creara) e o Centro de Especialidades Médicas de Aracruz (Cema), atendendo cerca de 500 pessoas diariamente com diversas especialidades médicas, como gastroenterologia, cardiologia, neurologia e ortopedia.

O Centro de Reabilitação Física, por sua vez, aumentará em 30% a capacidade de atendimento em fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia e ortopedia.

Inovação e Acesso Especializado: A gestão implementou inovações como a Casa Azul, pioneira no Espírito Santo ao ser um espaço exclusivo para a saúde masculina, oferecendo exames preventivos para o câncer de próstata e outros procedimentos especializados.

Saúde Bucal: Houve um aumento notável, passando de 40 mil para mais de 100 mil consultas e procedimentos odontológicos. O Programa Saúde nas Escolas foi expandido para beneficiar todas as escolas municipais e as atividades de prevenção e escovação passaram de 31 para 8.351 crianças atendidas.

O médico e prefeito Dr. Coutinho ressaltou os avanços na cidade.

“Aracruz não está apenas melhorando a saúde pública, está elevando seu padrão competitivo. E, ao colocar a rede municipal de saúde entre as melhores do país, torna-se exemplo local de como políticas públicas de saúde bem estruturadas e orientadas para a comunidade podem gerar resultados concretos para a população.”

Aracruz, ao garantir maior acesso a serviços de saúde de qualidade, demonstra que a facilidade no acesso aos serviços é fundamental para medir o bem-estar das pessoas, o que impacta diretamente na qualidade de vida, longevidade e, consequentemente, no desenvolvimento e crescimento do município.