Aracruz capacita novos educadores para fortalecer o ensino em Tempo Integral

Aracruz capacita novos educadores para fortalecer o ensino em Tempo Integral

Com metodologias ativas, Aracruz encerra ciclo de formação para escolas de Tempo Integral

Com o objetivo de fortalecer o modelo pedagógico que coloca o aluno no centro do aprendizado, a Secretaria de Educação de Aracruz promoveu, nos dias 3 e 4 de fevereiro, uma formação inicial para os novos educadores da modalidade de Tempo Integral. O evento ocorreu no auditório do Polo UAB e serviu como preparação final para o início das aulas nestas unidades, que ocorre nesta quinta-feira (5).

Foco no Desenvolvimento Pleno

A formação não se limitou a orientações administrativas, focando principalmente nos pilares que sustentam a Educação Integral:

• Projeto de Vida: Orientação voltada para que o estudante identifique seus sonhos e metas.

• Metodologias Ativas: Práticas que estimulam o protagonismo juvenil e a participação direta no aprendizado.

• Eixos Educativos: Alinhamento das bases teóricas com a prática em sala de aula, garantindo uma educação equitativa.

• Pertencimento: Integração dos novos profissionais à Rede Municipal, promovendo uma atuação consciente e coletiva.

De acordo com a coordenadora Marlene Zambon, a formação inicial foi um momento essencial de escuta, troca de experiências e construção coletiva.

“Ao longo desses dois dias, foi possível fortalecer o sentimento de pertencimento à Rede Municipal de Ensino, contribuindo para uma atuação mais consciente, integrada e comprometida com o sucesso dos estudantes”, afirmou.

Cronograma e Abrangência

Enquanto o ensino regular da rede municipal retomou as atividades na quarta-feira (4), as sete escolas que operam em tempo integral iniciam o calendário nesta quinta (5).

A subsecretária de Melhorias e Avaliação do Ensino, Simoni Frigini, reforçou que o investimento contínuo na capacitação docente é o que transforma as escolas em espaços de aprendizagem significativa e cuidado.

 “Investir na formação de vocês é investir na qualidade da nossa educação. Isso garante que nossas escolas de Educação Integral sejam espaços de aprendizagem significativa, cuidado, equidade e desenvolvimento pleno das crianças e adolescentes do município”, completou Frigini.