Aracruz promove palestra sobre prevenção de crimes cibernéticos para idosos
Delegada orienta idosos sobre o uso seguro da internet
Na última segunda-feira (9), o Centro de Convivência dos Idosos (CCI) de Aracruz sediou a palestra “Crimes cibernéticos: como evitar ser vítima”. O evento, conduzido pela delegada Amanda da Silva Barbosa, teve como objetivo capacitar o público da terceira idade a navegar na internet com maior segurança e autonomia. No encontro diversos tipos diferentes de golpes foram abordados e esclarecidos, e os cuidados e praticas para se precaver e reconhecer as fraudes foram explicadas numa linguagem mais simples e compreensível.
A iniciativa, organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semds), foca na proteção preventiva contra fraudes digitais, um problema que atinge frequentemente essa faixa etária.
Principais pontos abordados
• Identificação de Fraudes: Orientações práticas para reconhecer os golpes mais comuns em redes sociais e aplicativos como o WhatsApp.
• Proteção de Dados: Cuidados essenciais ao compartilhar informações pessoais e senhas no ambiente virtual.
• Ação Imediata: Instruções sobre como proceder rapidamente ao identificar uma tentativa de estelionato.
• Autonomia e Cidadania: Incentivo ao uso da tecnologia como ferramenta de inclusão, priorizando sempre a precaução.
Compromisso com a Prevenção
A secretária Rosilene Filipe destacou que levar informação acessível é fundamental para garantir a segurança dos usuários de tecnologias.
“A tecnologia faz parte do dia a dia de todos nós, inclusive dos idosos. Nosso compromisso é garantir que eles tenham acesso ao conhecimento necessário para utilizar esses recursos com segurança, autonomia e confiança. Cuidar das pessoas também é promover informação e proteção”, afirmou.
O prefeito Dr. Coutinho comentou sobre o encontro que foi marcado pela alta interatividade, permitindo que os idosos tirassem dúvidas e compartilhassem experiências reais, fortalecendo a rede de proteção comunitária e complementou.
“Investir em prevenção é investir em qualidade de vida. Quando levamos orientação e informação para a população, estamos fortalecendo vínculos, protegendo nossos idosos e promovendo cidadania. Essa é uma gestão que cuida das pessoas em todas as fases da vida”.

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.


