60 estudantes do CMEBTI Esther Nascimento se formam pelo PROERD

60 estudantes do CMEBTI Esther Nascimento se formam pelo PROERD

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), em parceria com o 5º BPM, promoveu na manhã desta quinta-feira (26), no Centro Municipal de Educação Básica em Tempo Integral (CMEBTI) Esther Nascimento, em Santa Rosa, mais uma cerimônia de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD).

Na ocasião, 60 alunos das turmas dos 5º e 6º anos concluíram o curso e receberam seus certificados. Estiveram presentes a Pedagoga e Técnica da Semed, Giucirlene Pereira de Bortoli, a diretora da escola, Suélen Silva Almeida Matos, o professor Cleber José do Rosário, além do instrutor do PROERD em Aracruz, Cabo PM Martin Westphal Kelbert.

No início da cerimônia, abrindo as falas das autoridades e representando a secretária da Semed, Jenilza Spinassé, Giucirlene Pereira de Bortoli deu as boas vindas aos presentes e agradeceu a parceria com a Polícia Militar na formação dos alunos. “É com muita alegria que compareço a mais essa cerimônia de certificação do Proerd. Trago uma palavra de gratidão da nossa secretária e de agradecimento a esta escola que abriu suas portas para receber esse programa, a vocês estudantes, que se envolveram nas aulas, além da Polícia Militar, na pessoa do cabo Kelbert. Esse programa vai muito além das aulas, pois sabemos que as drogas destroem as famílias. Que os pais aqui presente sirvam de exemplos para seus filhos. Muito obrigada”, pontuou.

Em seguida, a diretora Suélen Silva destacou o apoio da Semed e de cada profissional da escola que juntos, contribuíram para o sucesso do programa. “Obrigada pela Semed sempre estar presente na realização desse importante programa. Também queria agradecer o apoio de cada funcionário e professor dessa escola, que no dia a dia abraçaram esta causa. O PROERD nos ajuda e muito a sermos espelho para nossas crianças, a sermos exemplos. A parceria da nossa escola com as famílias e com a polícia é um grande apoio, e por isso quero que todos aqui hoje reflitam sobre o que está acontecendo, porque ninguém faz nada sozinho”, disse.

O instrutor Cabo PM Kelbert lembrou que já está à frente do Proerd há um ano, e já atendeu mais de 1000 alunos da Rede Municipal de Ensino. “Sou policial há 11 anos e estou à frente do PROERD como instrutor há um ano. Nesse período já trabalhei com mais de 1000 alunos das escolas de Aracruz. Quando conheci esse programa me apaixonei por ele em função do combate às drogas. Conheço muito bem as consequências desse mal, como homicídios e famílias perdidas. Esse programa vai além das aulas, pois nos ensina a questão das nossas escolhas, das consequências. Cada aluno aqui levará por toda vida os ensinamentos e que vocês possam amadurecer junto às suas famílias. Muito obrigado pela atenção”, destacou.

Após as falas, duas alunas destaques foram chamadas à frente e fizeram a leitura de suas redações. Os estudantes das duas turmas também se juntaram e fizeram uma apresentação da dança do programa, para depois receberem, um a um, suas certificações.

O PROERD 
O programa acontece por meio de uma parceria entre a Secretaria de Educação (Semed) da Prefeitura de Aracruz e 5º Batalhão de Polícia Militar (5BPM). Ele é desenvolvido nas escolas públicas e privadas de ensino fundamental por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico por meio de metodologia especialmente voltada a crianças e adolescentes.

Durante as aulas são oferecidas estratégias preventivas para reforçar os fatores de proteção, em especial os referentes à família, escola e comunidade, favorecendo o desenvolvimento da resistência em crianças e adolescentes que possam correr o risco de se envolverem com drogas e terem problemas de comportamento. Todas as aulas são ministradas com base no livro do estudante, que é elaborado especificamente para esse fim e distribuído a cada aluno de forma unitária.

Fonte: Prefeitura de Aracruz