Simpósio debate educação especial na perspectiva inclusiva do Ministério Público

Simpósio debate educação especial na perspectiva inclusiva do Ministério Público

A Secretaria de Educação de Aracruz participou na última terça-feira (24), na Procuradoria-Geral de Justiça, em Vitória, do Simpósio e Ciclo de Debates que discutiram a educação especial na perspectiva inclusiva do Ministério Público/ES. O município esteve representado pela secretária da Semed, Jenilza Spinassé, e equipe técnica, que integraram junto a outras cidades, um ciclo de debate sobre o tema em questão.

O evento teve como objetivo promover e ampliar a discussão sobre a legislação em vigor e sobre a oferta da educação especial na perspectiva inclusiva, nas redes pública e privada de ensino da educação básica, além de tirar as dúvidas acerca da oferta dos profissionais de apoio escolar e especializado, bem como da apresentação de laudos médicos às instituições de ensino.

O público foi recepcionado com a apresentação cultural do Grupo de Alunos da Altas Habilidades da EMEF Álvaro Castro. O evento também contou com a formação de mesas que debateram temas como “Educação: desafios para a inclusão da educação básica – Formação inicial e continuada, aspectos formativos para a inclusão” e “política de atendimento ao estudante com deficiência – atuação intersetorial (educação, saúde e assistência)”, com os participantes podendo fazer perguntas.

A coordenadora do setor de Educação Especial Inclusiva da Semed, Andressa Pandolffi, comentou sobre algum dos questionamentos levantados. “O simpósio foi um importante momento de discussões sobre a educação inclusiva, com diferentes perspectivas apresentadas pelos palestrantes que enriqueceram o debate sobre o desafio e as oportunidades da inclusão escolar. Eventos como esse oportunizam a sensibilização da sociedade para a relevância do tema e fortalecem a luta por uma escola para todos. A construção de uma escola inclusiva é um processo contínuo e exige participação de todos”, destacou.

Em um outro momento do simpósio, os profissionais da educação, saúde e Ministério Público, além de familiares e demais interessados na abordagem da educação inclusiva, ainda tiveram a oportunidade de presenciarem a Implementação do Serviço Especializado em Reabilitação para Deficiência Intelectual e Transtornos do Espectro Autista (SERDIA) com o subsecretário de Estado de Atenção à Saúde (SESA), José Tadeu Marino.

Finalizando, o advogado Thiago Portugal deu uma palestra sobre a “Proteção de dados das Pessoas com deficiência no âmbito escolar”, sendo que em seguida, os participantes puderam propor questionamentos.