Aracruz sedia Inova ES e Feira Cidades Inteligentes

Aracruz sedia Inova ES e Feira Cidades Inteligentes

Aracruz recebeu nessa semana, na Escola Estadual Misael Pinto Netto, a 6ª Edição da Feira Inova ES, uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), com apoio da Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O evento visa à disseminação de conhecimento para a população, bem como o fomento à cultura e à inovação na região, propiciando o estímulo à educação, ao networking e ao fortalecimento de parcerias institucionais.

Empreendedores, estudantes e pesquisadores estiveram reunidos no evento, gratuito, que promoveu um espaço de interação, inovação e negócios para o desenvolvimento de cidades inteligentes no Espírito Santo. O evento contou com diversas atividades para o público, apresentações de startups, palestras e fomento constante à tecnologia.
A Prefeitura de Aracruz esteve presente com estandes apresentando seus programas e projetos como o “Prefeitura Sem Papel”, a Casa do Futuro e o aplicativo do SAAE. Os secretários Municipais de Desenvolvimento Econômico (Semde), José Eduardo de Azevedo, de Meio Ambiente (Semam), Aladim Cerqueira, de Administração e Recursos Humanos (Semad), Marcus Coelho, e o diretor do SAAE, Amadeu Wetler participaram de uma mesa redonda onde foi discutido a inovação no saneamento, no meio ambiente e nos serviços públicos.

“Reconhecemos a importância de iniciativas, como o Inova ES e a feira Cidades Inteligentes, para impulsionar o desenvolvimento de um Espírito Santo mais inovador, tecnológico e próspero. Por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), o Governo continuará a apoiar e fomentar a criação de um ambiente propício para o surgimento de novas empresas, startups e projetos inovadores, contribuindo para a construção de um futuro mais promissor para o Estado”, pontuou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas.

Lamas destacou ainda que “a inovação é um direito de todos, é um caminho sem volta. O que nós precisamos é fomentar. Eu vejo aqui o pessoal do Inovar, eu estive no lançamento do programa em Aracruz. A cidade tem feito bem seu dever de casa. Parabéns a gestão que, através de sua equipe, abriu as portas da cidade, entendeu a importância de um evento como esse, por ter a convicção de que sementes serão plantadas e frutos serão colhidos”.

Segundo José Eduardo, foram dois dias de feira muito ricos, onde todos puderam respirar inovação, parcerias e conhecimento e isso é muito importante para dinamizar o ecossistema de navegação em Aracruz. “Agradeço todos os participantes da feira, as nossas empresas, as incubadoras, as startups, o Sebrae, que é o nosso parceiro de sempre na área de inovação. O evento se destacou como uma oportunidade imperdível para as startups demonstrarem seu potencial inovador e impacto no mercado. As cidades estão cada vez mais conectadas por meio de ideias que promovem uma melhoria na qualidade de vida das pessoas. As cidades inteligentes buscam soluções tecnológicas que inovam a sua infraestrutura e modernizam os setores econômicos e sociais”.

A estudante do 3º Ano de Administração da Escola Misael Ana Clara Loureiro Jejesky gostou muito do evento e falou da importância dessas oportunidades para os jovens. “A feira de inovação trouxe diversos conhecimentos nos estandes, como tecnologias incríveis, produtos inteligentes e soluções inovadoras para os desafios do dia a dia, desde conhecimento sobre gastronomias a ideias das grandes empresas do município. Com isso mostrando inovações aos estudantes e para o público. Eu adorei o evento, que venham muito mais para Aracruz e para nossa juventude”.

Jeesala Coutinho, secretária de Ações Estratégicas agradeceu o Governo do Estado pela forte parceria com a prefeitura, que tem sido muito importante para o desenvolvimento do município. “Sabemos da importância desse evento para Aracruz, porque a inovação é fundamental para o desenvolvimento sustentável de uma cidade. Estamos buscando cada vez mais tecnologia e executando projetos para tornar Aracruz uma cidade inteligente e propiciar ao cidadão uma melhor qualidade de vida”.

A secretária finalizou ressaltando o número de capacitações realizadas no município. “Não podemos deixar de destacar também que nessa gestão foram oferecidos mais de seis mil cursos de qualificação para os aracruzenses, preparando nossos cidadãos para o mercado de trabalho, gerando emprego e renda”.

Sementes

O “Sementes do Rio Doce”, programa público de aceleração de startups, foi lançado em Aracruz, durante a feira. O Programa busca à disseminação de conhecimento para a população, bem como o fomento à cultura e à inovação na região, propiciando o estímulo à educação, ao networking e ao fortalecimento de parcerias institucionais.

Aracruz é um dos nove municípios capixabas contemplados pelo Sementes, programa realizado a partir da parceria entre o Governo do Estado do Espírito Santo e a Fundação Renova, entidade responsável pela mobilização para a reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG). Serão investidos R$ 7,6 milhões por meio da Secti/Fapes, neste que é o primeiro programa público de aceleração de startups no interior do Espírito Santo.

“O lançamento do Sementes, em Aracruz, vem como uma oportunidade de impulsionar o empreendedorismo e a inovação no município. Esperamos gerar possibilidades de crescimento aos empreendedores e negócios da região, considerando suas vocações e potencialidades”, afirmou Ana Cristina Lage, coordenadora de Economia e Inovação da Renova.