Caso eleito Kapitão fala sobre seus projetos

Caso eleito Kapitão fala sobre seus projetos

Em segunda entrevista cedida à Folha Aracruz, o candidato a vereador Emanuel Delgado Da Silva, mais conhecido como Kapitão, revelou os projetos que já possui em mente para implementar no município caso eleito.

São diversos projetos já escritos, em diversas áreas diferentes, que aguardam a confirmação das urnas para serem efetivados.

FA: Bom dia Kapitão. Obrigado novamente pela participação, é um prazer conversar contigo. Kapitão, como conversamos outrora, você comentou que já possui projetos prontos, em diversas áreas, para chegar na Câmara caso eleito e já apresentá-los. Nos conte um pouco mais sobre esses projetos.

Kapitão: “Bom dia a todos, é com grande satisfação que estou aqui, pra ter essa conversa esclarecedora. Sim é verdade, já temos mais de 15 projetos em diversas áreas, projetos esses que dão muito certo em outras cidades do Brasil. Projetos nas áreas da saúde, segurança pública, educação, esporte, cultura dentre outros”. 

“Na área da saúde são diversas propostas. Inicialmente precisamos aumentar o número de leitos em Aracruz. Segundo o CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde) nosso município possui apenas 133 leitos hospitalares. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o número ideal seria uma média de 4 leitos por mil habitantes. Assim Aracruz deveria ter 400 leitos. A média Nacional é de 2,4 leitos por mil habitantes. Então nosso município esta abaixo até mesmo da média nacional”.

“Minha proposta é da criação de um Hospital em conjunto com o Governo Estadual para atender a região de Aracruz e municípios vizinhos (Fundão, Ibiraçu e João Neiva). Caso não seja possível vou trabalhar para aumentar o número de leitos e consultas no Hospital São Camilo”.

“Outra proposta é que todos os distritos de Aracruz possuam pelo menos uma ambulância, com equipe médica e desfibrilador”.

FA: Na área de segurança pública você é adepto da Guarda Municipal (GM). Quais as vantagens de uma GM para o município?

Kapitão: “Com certeza sou a favor. A GM vai aumentar a segurança e diminuir a criminalidade no nosso município. E não só isso, a GM pode ajudar na fiscalização do trânsito, e nos horários de pico auxiliar no fluxo de veículos, principalmente nas rotatórias de Aracruz. Podem auxiliar nos horários de entrada e saída das escolas, combatendo o tráfico de drogas e protegendo nossas crianças”.             

“A ideia é fazer como a capital Vitória, que em conjunto com a Senasp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) do Governo Federal, criou sua GM com um Telecentro, que integra os trabalhos das Polícias Militar e Civil, Bombeiros e Guardas Municipais”.

FA: Como é notório, a educação é imprescindível para a evolução cultural e econômica de uma comunidade. Qual projeto você possui para a educação no município?

Kapitão: “Na área da Educação iremos propor a criação das aulas de educação financeira e artes marciais. Temos que aprender logo cedo como lidar com o dinheiro. Muitos adultos mesmo trabalhando a vida inteira sofrem pois não conseguem administrar corretamente suas fontes de renda e acabam passando por dificuldades, o que é muito triste. A educação financeira vai ensinar nossas crianças a poupar, a investir, a não gastar dinheiro com coisas supérfluas e garantir um dinheiro para quando chegar a velhice. Já as artes marciais moldam o caráter, a personalidade das pessoas. Aproximam as pessoas socialmente, auxiliam no condicionamento físico, assim como ensinam às crianças a auto defesa”.

“Outra necessidade é do reajuste salarial de todos os colaboradores das escolas. Dos diretores, professores, merendeiras, seguranças, pessoal da limpeza, enfim, de todos os colaboradores das escolas”.

FA: É sabido que você é um defensor dos animais. Teria algum projeto em relação aos animais abandonados?

Kapitão: “Sim, temos. São diversas ideias. Uma é de se tornar obrigatório o atropelador de um animal a prestar socorro. Quando o motorista se recusar a prestar socorro seria enquadrado no crime de maus tratos. É lógico que acidentes acontecem, ninguém será punido numa eventual fatalidade. Outra ideia seria a de restaurantes e comércios poderem doar os restos dos alimentos ou que estejam próximos da validade para ONGs que cuidam de animais. Muitos desses alimentos são jogados no lixo mesmo estando adequados para a alimentação de pets. Aumento dos programas de castração e adoção de cães abandonados, melhoria do Centro de Controle de Zoonose de Aracruz entre outras ideias”.

FA: E suas considerações finais, gostaria de mandar uma mensagem para a população de Aracruz?

Kapitão: “Minha mensagem é que podem contar comigo, se eleito continuarei sendo a mesma pessoa, humilde, acessível, comprometido com a sociedade. Continuarei defendendo meus princípios com integridade e ética. Caso eleito continuarei indo nas comunidades, ouvindo as pessoas e lutando pra resolver os problemas como já faço sem mandato. Com o mandato terei mais força para fazer as reinvindicações e fiscalizar os serviços prestados no município”.

“Obrigado novamente pela oportunidade e que Deus nos abençoe a todos”.