Aracruz Avança na Sustentabilidade: SAAE Assina Ordem de Serviço para Usina Fotovoltaica na ETE Sul, Visando Economia e Preservação Ambiental
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) alcançou um marco significativo ao assinar, nesta terça-feira (27), a Ordem de Serviço para a construção de uma estação fotovoltaica na Estação de Tratamento de Esgoto Sul (ETE Sul). A cerimônia, realizada no gabinete do prefeito, consolidou o compromisso do órgão com a sustentabilidade e a eficiência energética.
A iniciativa faz parte de um projeto mais amplo, que inclui a construção simultânea da macrodrenagem da Grande Bela Vista, elevando o percentual de tratamento de esgoto na área de abrangência do SAAE de 33% para impressionantes 93%. Essa ação integrada demonstra o compromisso da autarquia em promover melhorias significativas na infraestrutura, ao mesmo tempo em que prioriza a preservação ambiental.
A estação fotovoltaica tem como objetivo principal gerar uma economia expressiva na conta de energia da ETE Sul, estimada em 41%, o que representa uma economia anual de aproximadamente R$ 246 mil para o SAAE. O investimento total para a implementação desse projeto inovador é de cerca de R$ 1,3 milhão, sendo os recursos provenientes do Fundo Municipal de Petróleo e Gás.
Amadeu Wetler, diretor do SAAE, destacou a importância da iniciativa para otimizar os custos com energia elétrica associados à operação da ETE Sul.
“A implantação de um sistema de minigeração, distribuída através da geração de energia solar, vai suprir parte do consumo energético que ocorre simultaneamente com a luz solar. Essa será a primeira usina fotovoltaica do Poder Público Municipal, dedicada ao serviço público. Trata-se da utilização de uma matriz energética limpa, renovável com retorno do investimento no curto prazo, e que será utilizada para despoluir o meio ambiente tratando o esgoto. O SAAE, como um órgão que atua em áreas ligadas ao meio ambiente, sempre adota medidas para preservá-lo”, explicou.
O projeto, que está alinhado ao planejamento estratégico do SAAE, passou pela aprovação do Conselho Municipal de Petróleo e Gás, resultando na liberação dos recursos do Fundo Municipal. Além disso, a área disponível permitirá a expansão do sistema para outras unidades do SAAE, com a garantia de que a operação da usina fotovoltaica não causará adversidades ambientais, sendo totalmente compatível com a preservação ambiental e o desenvolvimento de outras atividades na região. Essa iniciativa representa não apenas um avanço na eficiência energética, mas também reforça o comprometimento do SAAE com práticas sustentáveis e responsabilidade ambiental.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.