Aracruz é a 2ª cidade mais competitiva do Estado

Aracruz é a 2ª cidade mais competitiva do Estado

Em 2023, Aracruz estava na quarta posição no Espírito Santo e em 2024 chegou a segunda posição ficando atrás somente da capital do Estado, Vitória

Foi divulgado na quarta-feira (21), pelo Centro de Liderança Pública (CLP), o Ranking de Competitividade dos Estados, com o objetivo de oferecer ao setor público uma ferramenta exclusiva, com métricas já difundidas no setor privado, para nortear e avaliar ações no âmbito da sustentabilidade.

Os 99 indicadores adotados e avaliados no Ranking de Competitividade dos Estados foram utilizados como forma de mensuração de dois conjuntos de avaliação em sustentabilidade bem conhecidos e validadas no mercado: os critérios ESG (sigla em inglês que quer dizer ambiental, social e governança) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Essa competitividade sob a visão da gestão pública diz respeito à capacidade de planejamento, articulação e execução por parte do poder público na promoção do bem-estar social, necessidade da população e geração de um ambiente de negócios favorável. Seguindo estas perspectivas, na pesquisa referente ao ano de 2024, Aracruz se destacou sendo a 2ª cidade do Estado que mais avançou no estudo que avalia o desempenho das cidades com mais de 80 mil habitantes, em vários indicadores.

Em 2023, Aracruz estava na quarta posição no Espírito Santo e em 2024 chegou a segunda posição ficando atrás somente da capital do Estado, Vitória. Este ano, Aracruz ficou na posição 99, na lista geral com 410 municípios do Brasil.

E foi nessa perspectiva que a Prefeitura de Aracruz não mediu esforços, junto ao setor privado, para a execução de iniciativas que trouxeram inúmeros benefícios para a cidade e sua população, desencadeando melhorias em vários setores como na economia, empregabilidade, socialização e formação profissional da população, fazendo o município conquistar grandes avanços.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Eduardo de Azevedo, esses avanços são os resultados de um trabalho feito com dedicação. “Ter nossos avanços sendo destacados neste ranking é muito significativo, desde a visibilidade e reconhecimento da cidade até a melhoria da qualidade de vida dos seus habitantes e a melhora de sua autoestima, além do estímulo à inovação e ao desenvolvimento econômico e sustentável em diversos setores que regem o crescimento de uma cidade. Isso pode ajudar a atrair mais investimentos, criar um ambiente propício ao crescimento e ao bem-estar da população”, destacou.