Aracruz oferece aulas de ginástica para crianças e adolescentes
Cerca de 40 alunas frequentam as aulas, oferecidas gratuitamente pela Prefeitura de Aracruz, em parceria com o Governo do Estado, por meio do projeto Campeões de Futuro
O Brasil ficou encantado com a ginasta Rebeca Andrade brilhando nos Jogos Olímpicos de Paris. E Aracruz oferece o esporte para iniciantes ingressarem na modalidade e quem sabe seguirem os mesmos caminhos da campeã brasileira. Cerca de 40 alunas frequentam as aulas, oferecidas gratuitamente pela Prefeitura de Aracruz, em parceria com o Governo do Estado, por meio do projeto Campeões de Futuro.
O projeto tem por objetivo oferecer aulas oportunizando o conhecimento, desenvolvimento e prática da ginástica, auxiliando na formação física e mental das alunas, e na formação para competições para representar a cidade em eventos. As aulas são oferecidas duas vezes por semana, com duração de uma hora e as turmas são divididas por faixa etária. As aulas acontecem na Arca.
De acordo com a professora Isabeli Silveira, quem pratica a ginástica rítmica tem maior estímulo para frequentar a escola, além dos benefícios para o corpo como o aumento de força, equilíbrio, elasticidade, precisão, definição dos músculos, concentração e resistência. “Além da questão artística e prazerosa, proporcionadas pela prática da ginástica, a modalidade oferece alongamento e flexibilidade. Por isso, a prática desde a infância é fundamental para o desenvolvimento do atleta. A criança vai ganhando confiança, o que é muito importante no aprendizado dos movimentos mais elaborados”, enfatizou.
“Ela ficou encantada com a Rebeca ganhando medalha”, disse Janayna Caetano Pereira das Posses, mãe da aluna Julia Posses dos Santos, de 8 anos, que frequenta o projeto. Ela conta que a paixão pelo esporte veio desde bem cedo. “Primeiro coloquei no balé, mas vi que ela queria mesmo era fazer acrobacias. Aí me informei e vi que, para a idade dela, na época 5 anos, havia a modalidade ginástica artística pelo Projeto Campeões do Futuro. Foi um sonho vê-la praticando essa modalidade tão linda”.
Mariângela Telles Pelissari, mãe da aluna Nátaly Pelissari Pereira, de 10 anos, falou sobre a emoção da filha ao acompanhar a olimpíada. “Ela ficou encantada com a Rebeca ganhando as medalhas, principalmente a de ouro, na prova de solo. Foi emocionante ver a admiração dela. Como mãe, sempre fiz questão de incentivar o esporte na vida dela e, por isso, não meço esforços para que ela faça as aulas de ginástica rítmica”, ressalta.
O secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Jonathan Moraes Romanha, parabeniza as meninas que praticam a ginástica no projeto. “É um esporte muito bonito e oferecer às nossas crianças essa modalidade é um exemplo de carinho e cuidado que a prefeitura tem com todos. O esporte é um agente transformador importantíssimo, que traz qualidade de vida e é capaz de mudar a realidade de muita gente. Nossa proposta é ampliar o gosto pelos esportes bem como contribuir para a formação de cidadãos de bem que atendem a quesitos como disciplina, pontualidade e respeito ao próximo”, disse o secretário.
Jeesala Coutinho, secretária de Ações Estratégicas, destacou a importância do projeto para o município: “Oferecer essa modalidade para nossas crianças e adolescentes é proporcionar oportunidades e revelar novos talentos. É gratificante ver que esses projetos oferecem apoio para que nossas crianças possam sonhar e alcançar grandes conquistas”.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui