Aracruz sedia o 2º Seminário de Práticas ADE Piraquê-Açú 2024

Aracruz sedia o 2º Seminário de Práticas ADE Piraquê-Açú 2024

O município de Aracruz, em parceria com a Assessoria da Roda Educativa e da Cidade Escola Aprendiz, sediou na última segunda-feira (25), no auditório da Suzano, o 2º seminário de Práticas do Arranjo de Desenvolvimento pela Educação (ADE) Piraquê-Açú 2024 – Programa Suzano de Educação (PSE). Além das secretarias de Assistência Social (Semas), Educação (Semed) e Saúde (Semsa), também participaram representantes de Fundão, João Neiva e Linhares.

Compuseram a mesa das autoridades as secretárias Jenilza Spinassé (Semed), Rosilene Filipe dos Santos Matos (Semas), Jeesala Coutinho (Semae), o diretor de Operações Industriais (Suzano Aracruz), Fabrício José da Silva, a consultora de desenvolvimento social (Suzano Aracruz), Jaqueline Flávia de Souza Reis, a diretora executiva da Roda Educativa, Roberta Panico, e a coordenadora do Programa Educação e Território da Cidade Escola Aprendiz, Lia Salomão.

Os trabalhos do dia foram iniciados com um deleite cultural especial com a prática de leitura realizada no cotidiano das escolas por meio do Projeto Comunidade de Leitores, que é uma realidade evidenciada nos territórios assistidos pelo ADE Piraquê-Açú, desde a Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental. Para isso, a professora Marli da Penha Vieira Gomes proferiu a leitura do poema “As Cocadas”, de autoria do professor Pyatã Tupinikim Gilmar Loyola.

Em seguida, a consultora de Desenvolvimento Social (Suzano Aracruz), Jaqueline Flávia de Souza Reis, abriu as falas das autoridades agradecendo a oportunidade de participar do seminário, que culminou com as ações do ADE Piraquê-Açú em 2024.

“Esta é a minha primeira vez em Aracruz, porém acompanho esse programa desde 2020. É com grande alegria e satisfação que estou aqui hoje para poder presenciar e conhecer aquilo que só via por meio de fotos e relatórios. Vamos celebrar a culminância dos trabalhos deste ano. Sou assistente social por formação e tenho uma enorme paixão pela educação e essas duas coisas precisam caminhar juntas, pois acredito que a educação é nossa maior alavanca para o desenvolvimento social. Que todos tenham um dia muito proveitoso”, falou.

A secretária Jenilza Spinassé destacou a satisfação de acreditar nos resultados das Práticas do Arranjo de Desenvolvimento (ADE) Piraquê-Açú. “Queria dizer a todos vocês da minha satisfação em acreditar que é possível termos um arranjo que promova discussões e planejamentos. O resultado desse trabalho tem trazido excelentes frutos não só na educação, mas sim na intersetorialidade, que, certamente, nos dará o rumo certo. Muito obrigada à Suzano por nos ter oportunizado mais um ano. Estamos nessa desde 2011 e sabemos que essa roda de conversa precisa continuar, pois acreditamos muito nessa metodologia”.

Levando uma fala do prefeito, a secretária de Ações Estratégicas, Jeesala Coutinho, mostrou que a união dos esforços consegue transformar os desafios em oportunidades. “É com grande alegria que participo do encerramento deste ciclo Seminário de Práticas ADE Piraquê-Açú 202, que é um momento de celebração, aprendizado e aspiração para todos nós. Hoje poderemos compartilhar as boas práticas dos municípios que integram este arranjo, sendo esse movimento, assessorado pela Suzano, uma demonstração clara de que quando unimos esforços, conseguimos transformar desafios em oportunidades, garantindo que nossas crianças e jovens tenham acesso a uma educação de qualidade. Temos orgulho de fazer parte desse trabalho”, pontuou.

O Painel Território Educativo começou com a temática “Território educativo como espaço enriquecedor de currículo e potencializador da educação integral”, apresentada pela diretora Lucineia de Fátima e a pedagoga Natália Sarcinelli da Emef Santa Cruz que mostraram o quão rico é o espaço onde fica a escola, o que propicia diversas atividades com os estudantes. Dando continuidade, as representantes de Fundão, Maria Luíza e Diacuí Monfardini, teceram a temática “Explorando o território escolar e sua relação com a comunidade educacional”.

O Seminário contou com outros dois painéis com temas diversos relacionados ao ensino, à aprendizagem, rede de proteção, sendo que cada apresentação serviu de exemplo a ser seguido pelos municípios envolvidos, fortalecendo assim a intersetorialidade, considerada uma ferramenta para os resultados obtidos. Esta intersetorialidade também foi um dos assuntos apresentados no seminário pela Líder do ADE Piraquê -Açú” em Aracruz, a pedagoga Giucirlene de Bortoli.

“Posso afirmar que nós avançamos enquanto arranjo, com a construção do documento do protocolo por meio de diálogos. Sabemos que temos muito que avançar para não deixarmos esse documento engavetado. Para isso, vamos dar um nome a ele, e em 2025 teremos todas as etapas para que esse protocolo chegue ao chão das escolas, levando muitas orientações”, disse.

O público presente também pôde conhecer o “Plano da Primeira Infância”, o memorial do ADE-Piraquê-Açú, além de participarem de uma visita às instalações da fábrica. “Muito obrigada pela presença e representatividade de todos os grupos, que têm capacidade e força política para tomadas de decisões, o que em 2022 parecia impossível. Hoje sabemos que esses grupos e os arranjos também têm um caráter formativo. Sabemos que as decisões e as formações dificilmente andam juntas, porém, nesse arranjo com a intersetorialidade, percebemos que essas duas coisas estão casadas. Os grupos já chegam com um conselho tutelar, de caráter decisório, formativo, com cronograma e com uma governança ativa. Hoje, vocês trouxeram os desafios de mudança de gestão para o próximo ano, que serão superados”, finalizou a coordenadora do Programa Educação e Território da Cidade Escola Aprendiz, Lia Salomão.