Famílias de Aracruz, Fundão, Ibiraçu, João Neiva e Linhares podem ter direito à substituição gratuita da antena parabólica

Famílias de Aracruz, Fundão, Ibiraçu, João Neiva e Linhares podem ter direito à substituição gratuita da antena parabólica

Um dos pré-requisitos é ser beneficiário de programas sociais do Governo Federal

Quase 28 mil famílias de baixa renda de todos os municípios do Espírito Santo podem ter direito à instalação gratuita da nova antena parabólica digital. A substituição é feita pela Siga Antenado, entidade criada por determinação da Anatel, responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (Banda C) para o sinal das parabólicas digitais (Banda KU).

Em todo o Estado, diversos municípios estão com baixa procura por agendamentos para receber o kit gratuito com a nova parabólica digital. Aracruz, Barra de São Francisco, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Jaguaré, Linhares, Marataízes, Nova Venécia, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória são alguns exemplos.

A instalação da nova parabólica digital é necessária para que a tecnologia 5G possa ser ativada com todo o seu potencial. Como a tecnologia vai operar na mesma frequência da parabólica tradicional (Banda C), a população que utiliza esse serviço para receber sinal de TV aberta deverá trocar seus equipamentos pelos que operam em outra faixa, a Banda KU. A instalação gratuita é destinada às famílias de menor renda inscritas em Programas Sociais do Governo Federal –Auxílio Brasil, Pronatec, Carteira do Idoso, entre outros – e que já tenham a antena parabólica tradicional em pleno funcionamento no momento da visita dos técnicos.