Festa dos 468 anos de Santa Cruz começa hoje

Festa dos 468 anos de Santa Cruz começa hoje

Neste final de semana (13 a 15 de setembro) Santa Cruz comemora 468 anos. E para celebrar o aniversário do balneário será realizada uma festa com apresentações musicais, barracas de comidas e bebidas e programação esportiva. São quase cinco séculos de história, tradição e cultura do distrito que foi berço da imigração italiana no Brasil.

O morador e membro da Associação de Moradores de Santa Cruz, Charles Gonçalves, parabenizou o balneário e falou de suas belezas e encantos. “Celebramos com grande alegria o aniversário de Santa Cruz, um verdadeiro tesouro em Aracruz. Com suas belezas naturais deslumbrantes e uma rica história, Santa Cruz é um lugar que encanta a todos que têm a sorte de conhecê-la. Este paraíso é famoso por suas praias de água mornas, manguezais exuberantes e paisagens de tirar o fôlego. Além disso, Santa Cruz é conhecida por oferecer os melhores restaurantes de frutos do mar, onde os visitantes podem desfrutar de pratos frescos e deliciosos, preparados com todo o carinho e tradição local. Não é à toa que Santa Cruz é carinhosamente chamada de Nosso Paraíso. Este lugar especial é um refúgio de paz e beleza, onde moradores e turistas se sentem acolhidos e encantados. Parabéns, Santa Cruz, pelos seus 468 anos de história, cultura e natureza exuberante”.

“Santa Cruz, um distrito encantador de Aracruz, com um legado marcado por suas belezas naturais, sua gente acolhedora e uma herança cultural riquíssima. Berço da imigração italiana, o local se orgulha de ter sido, no passado, sede do município, abrigando histórias que entrelaçam o Brasil colonial e o Império”, ressalta a presidente do Círculo Comunitário Amigos de Santa Cruz, Margareth Cabidelli.

Margareth destaca ainda que “além de sua rica história, Santa Cruz também é conhecida por suas paisagens bucólicas e por sua famosa fonte de água natural, muito apreciada por moradores e visitantes. Esse pequeno paraíso capixaba é um refúgio de tranquilidade e natureza, onde a simplicidade e o charme do interior são preservados. Santa Cruz é um tesouro que pertence a todos nós, e cuidar dele é preservar nossa história e identidade. Que os próximos capítulos de sua trajetória sejam marcados por desenvolvimento, preservação e, acima de tudo, por um amor coletivo por esse lugar tão especial”.

Santa Cruz

O balneário de Santa Cruz está situado às margens da foz do rio Piraquê-Açu, com histórias de muitas gerações que se mantêm vivas através de casarões antigos, o cais do porto, a Fonte do Caju, o extenso manguezal e pescadores à beira do rio.

Santa Cruz foi fundada em 1556 pelo padre Brás Lourenço, auxiliado pelo também padre Diogo Jácome. Tudo começou com a chegada dos homens brancos naquelas terras habitadas somente pelos índios tupiniquins. Eles chegaram em virtude do processo de catequização, fundando um núcleo de catequese que atraiu várias tribos de índios da região. Mais tarde, com a criação da Aldeia dos Reis Magos (atual Nova Almeida) o núcleo passou a denominar-se Aldeia Velha.

Em 16 de dezembro de 1837 a Aldeia Velha tornou-se distrito. Uma lei provincial elevou o local a Freguesia, passando a fazer parte do termo de Nova Almeida. Em 1848, por Lei Provincial nº 2, a Freguesia foi elevada a Vila.

O município foi criado em 3 de abril de 1848 com o nome de Santa Cruz.

Em 1860, Santa Cruz recebeu a visita de D. Pedro II, que pernoitou em Santa Cruz e até inaugurou o chafariz público. Para abrigar o imperador, foi construído o prédio onde depois funcionou a antiga Câmara Municipal, hoje um dos dois patrimônios de Aracruz tombado pelo Conselho Estadual de Cultura.

Programação:
Sexta-feira – 13 de setembro
19h30 – Allan Rezende
21h30 – Essência
23h30 – Léo Mai

Sábado – 14 de setembro
20h – Amaradzaia
22h – Banda Evidance
00h – Macucos

Domingo – 15 de setembro
A partir das 8h – Torneio de Futevôlei