Igreja de Santa Cruz

Igreja de Santa Cruz

A Igreja de Santa Cruz, na cidade de Aracruz-ES, teve sua construção iniciada no ano de 1857.

Nem tudo parece ser o que é. Uma prova disso é a Igreja de Nossa Senhora da Penha, em Santa Cruz, Aracruz, no norte do ES. Essa igreja despertou a curiosidade do imperador Dom Pedro II em 1860, devido à sua fachada imponente e atrás, um pequeno templo com paredes de estuque e cobertura de palha.

“O frontispício da Igreja é maior do que esta, iludindo de longe quem o ver de frente”, escreveu Dom Pedro II, ao visitar Santa Cruz.

Navegantes que passavam pela baía de Santa Cruz também tinham a impressão de estar vendo uma grande igreja e uma vila cheia de riquezas e fazendeiros poderosos, o que não era verdade.

Além da fachada, os sinos de bronze datados do século XVI, instalados na torre da igreja, chamavam a atenção.

Para tocá-los, o sineiro tinha que subir em andaimes improvisados encostados na parede frontal da igreja. Os recursos para a construção da fachada foram conseguidos através da contribuição de exportadores de jacarandá da região.

A igreja começou a ser construída em 1836, sendo um marco histórico da arquitetura no período da colonização. Decorada em alto relevo pelo pintor francês Auguste Françoius Biard, a fachada era branca, com vasos esculpidos no alto da construção. As imagens do interior foram trazidas da Europa pelos jesuítas. A nave (salão onde se reúnem os fiéis) só foi construída muitos anos depois.

SECULT – Secretaria da Cultura do Estado do Espírito Santo
Nome atribuído: Igreja de Santa Cruz
Localização: Aracruz-ES
Tipo de bem: Bem tombado.
Resolução de Tombamento: Resolução nº 1/1987
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 131, folhas 24v e 25
Livro das Belas Artes: Inscr. nº 66, folhas 15v e 16

Descrição: Localizada na região de Santa Cruz, no litoral da cidade, teve sua construção iniciada no ano de 1857.
Fonte: SeCult-ES.