Prefeitura de Aracruz, ES em Ação e Amear participam de Reunião de Governança sobre Escolas de Tempo Integral

Prefeitura de Aracruz, ES em Ação e Amear participam de Reunião de Governança sobre Escolas de Tempo Integral

Imagem: Secom

Aconteceu na tarde desta terça-feira (6), no gabinete da Prefeitura de Aracruz, uma Reunião de Governança sobre Escolas de Tempo Integral com lideranças do ES em Ação e da Associação Movimento Empresarial de Aracruz e Região (AMEAR). Estiveram presentes os secretários de Educação (Semed), Jenilza Spinassé, de Desenvolvimento Econômico (Semde), José Eduardo, os representantes do ES em Ação, Nailson Dalla Bernadina (Diretor-Presidente); Gabriel Martins Feitosa (Diretor de Formação de Lideranças); Poliana Aroeira (Coordenadora de Educação) e Luciano Gollner (Superintendente), além da Bruna Devens e Dant Nicchio, Secretária-executiva e Diretor da Amear.

A reunião objetivou apresentar ao Executivo Municipal as informações acerca do projeto da Escola de Tempo Integral implantado desde 2021 em Aracruz, e que já atende três unidades da Rede Municipal de Ensino. Também foram mostrados detalhes técnicos de como anda o projeto que recebe assessoria e consultoria do ES em Ação, em parceria com a Amear. “A Amear é uma parceira que nos ajudou a implantar as escolas de tempo integral em nossa cidade. Temos um grande desafio e estamos vencendo nessa busca de garantir um estudo de mais qualidade”, disse Jenilza no início da reunião.

Em seguida a Coordenadora de Educação do Es em Ação, Poliana Aroeira, iniciou as apresentações pontuando fatores críticos e de sucesso. “Essa reunião de governança é uma prática já conhecida pela Semed e que faz parte do nosso escopo de trabalho. Viemos trazer algumas informações relevantes, mostrando como as ações do projeto estão andando nas escolas, sendo que em 2021 assinamos um acordo de cooperação com o município. No final de maio iniciamos o projeto na terceira escola, EMEFTI Honório Nunes de Jesus, bairro Morobá, cuja equipe também passou pela formação para iniciar as metodologias”, disse.

Para a implantação do projeto em Aracruz foram definidos critérios e objetivos de seleção, avaliação, premiação e renovação dos gestores, professores e demais membros da equipe escolar, além da adequação de infraestrutura. O ES em Ação e Amear também já fazem o acompanhamento do avanço das obras para inaugurar a quarta escola de Tempo Integral na Emef Eurípedes Nunes Loureiro. Além da Honório Nunes de Jesus, Aracruz conta com o Centro Municipal de Educação Básica de Tempo Integral (CMEBTI) Esther Nascimento dos Santos, em Santa Rosa, a Escola Municipal de Ensino Fundamental de Tempo Integral (EMEFTI) Maria Luiza Devens – CAIC, no bairro Bela Vista.

De acordo com os dados apresentados, desde sua implantação, já foram disponibilizadas 915 vagas, atendendo 762 estudantes do Ensino Fundamental. Também foram formados 139 profissionais, realizadas nove formações com 176 horas para as equipes de implantação e escolares, e oito ciclos de acompanhamento com 64 horas. As duas primeiras escolas TI de Aracruz apresentaram avanços importantes, levando em consideração o ano anterior, indicando uma tendência positiva e um progressivo domínio do modelo.

À Semed também foram apresentadas as dificuldades encontradas no desenvolvimento da metodologia e as ações previstas, como assessoria técnico-pedagógica, formações diversas, ciclos de acompanhamento e workshops, além de recomendações, como assegurar prioridade do programa na semed e rituais para fortalecer a governança estruturada com equipes de gestores, garantindo a expansão do projeto para 2024.

“Iniciamos com a metodologia da Escola de Tempo Integral no estado em 2015, e vendo os depoimentos de quem já passou por esse processo, e a receptividade das crianças atendidas, percebo a transformação que está ocorrendo. Todas nossas visitas nas escolas contempladas foram conduzidas pelos estudantes, e a gente já vê o nível do que estamos entregando à sociedade, o que nos chamou muito a atenção. Queria parabenizar todos pela parceria e iniciativa, sendo muito importante esse olhar da universalização da Escola de Tempo Integral. Temos um mapa de navegação para alcançar e queremos colocar nosso movimento à disposição do município com essa parceria em rede da Amear. Estamos diante de uma pauta poderosa, que mudará a realidade da educação a médio e longo prazo. Por isso eu peço para Aracruz manter um olhar com muito zelo a esta questão”, pontuou o Diretor-Presidente do ES em Ação, Nailson Dalla Bernadina.

Fonte: Prefeitura de Aracruz.