Programas Cooperativas Escolares é apresentado à Prefeitura de Aracruz
A secretária de Educação (Semed) da prefeitura de Aracruz, Jenilza spinassé, recebeu na manhã desta segunda-feira (29), os representantes do Sistema Sicredi Rodrigo Costa, Cristiane Portes e Jaílson Araújo para conhecer o Programa Cooperativas Escolares. Trata-se de uma ação que vem para ampliar as oportunidades de aprendizado de crianças e adolescentes, vivenciando experiências dos valores e princípios do cooperativismo.
Neste programa, os estudantes são os protagonistas, atuando como pesquisadores, investigadores e compartilhando conhecimentos com todos. Para a Sicredi, a Cooperativa Escolar é um espaço de aprendizagem sobre os princípios do cooperativismo, ajudando a desenvolver a liderança, o empreendedorismo social, a educação financeira e a inclusão social.
A participação dos estudantes nesse processo, de preferência os do ensino fundamental 2 que estejam cursando os anos finais, acontece por livre adesão e voluntária da escola interessada, que destinará um professor-orientador com carga horária semanal. Uma vez inserida, a escola passa a fazer parte de uma rede de cooperação, com as participações de uma assessoria pedagógica, organizações do movimento cooperativista, comunidade escolar, além da mantenedora e Sicredi.
Com a rede formada, os envolvidos participam de oficinas de aprendizagem e eventos de intercooperação em parceria com outras cooperativas e instituições. “Nós vamos eleger uma escola que selecionará entre 30 e 35 alunos para fazer parte desse programa. Ela servirá de piloto para que possamos conhecer os resultados pedagógicos do programa. Acredito que esta parceria será uma grande oportunidade de gerar frutos, permitindo aos alunos terem mais acesso a novas áreas do conhecimento”, destacou Jenilza Spinassé.
Fonte: Prefeitura de Aracruz.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui