Incaper, Suzano e Cedagro distribuem 409 Mil mudas de eucalipto para 205 famílias rurais

Incaper, Suzano e Cedagro distribuem 409 Mil mudas de eucalipto para 205 famílias rurais

Plantio de eucalipto gera renda e combate o desmatamento em 18 municípios

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) distribuiu 409 mil mudas de eucalipto para 205 agricultores em 18 municípios do Espírito Santo. A iniciativa, que visa ampliar a oferta de madeira legalizada e renovável, foi realizada em parceria com o Centro de Desenvolvimento do Agronegócio (Cedagro) e a empresa Suzano, responsável pela doação das mudas.

A ação é parte do Plano de Desenvolvimento Florestal do Estado e busca reduzir a extração da vegetação nativa, combatendo o desmatamento e conservando recursos naturais nas propriedades. Além disso, o projeto gera novas oportunidades de renda para famílias rurais, fornecendo madeira de qualidade (para estacas, serraria e carvoaria) a um custo mais baixo.

“Muitos agricultores necessitam de madeira de qualidade para diversas finalidades, como estacas, serraria e carvoaria. O eucalipto se destaca por apresentar crescimento rápido e retilíneo, características que permitem suprir essa necessidade sem que os produtores recorram às matas nativas. Outra vantagem é seu vigor de rebrote, possibilitando um segundo ciclo produtivo na mesma área, o que reduz custos e aumenta a eficiência do manejo florestal”, explica o engenheiro florestal do Incaper, Raoni Ludovino.

 

“Para o público atendido, esse é um dos maiores benefícios: acessar madeira de qualidade por um custo mais baixo, já que o cultivo não concorre com outras atividades produtivas e pode ser integrado ao planejamento da propriedade”, complementa o engenheiro.

Destaques da Distribuição

  • Total de Mudas: 409.000
  • Municípios Atendidos: 18
  • Agricultores Beneficiados: 205
  • Liderança: Os municípios de Santa Teresa (111.400 mudas), Marechal Floriano (58.500) e Mimoso do Sul(50.000) registraram o maior volume de distribuição.

Benefícios Ambientais e Sociais

Segundo engenheiros florestais do Incaper, o eucalipto se destaca pelo crescimento rápido e vigor de rebrote, permitindo um segundo ciclo produtivo na mesma área. O plantio, que pode ser integrado a sistemas consorciados e realizado em áreas de baixa aptidão agrícola, é uma alternativa eficiente para a recuperação de áreas degradadas e contribui para a captura de carbono.

Pedro Carvalho, engenheiro do Incaper, ressalta a importância dessa integração.

“A doação de mudas pela Suzano tem sido fundamental para impulsionar a produção de madeira por agricultores de base familiar no Estado, e a parceria com a Secretaria da Justiça é um pilar importante dessa ação. O envolvimento dos reeducandos representa uma oportunidade de ressocialização e valorização do trabalho deles.”

A iniciativa também possui um impacto social relevante, com uma parceria estabelecida com a Secretaria da Justiça (Sejus). Reeducandos do sistema prisional participaram da produção das mudas, promovendo a inclusão produtiva e oferecendo oportunidades de ressocialização.

Participaram das doações os municípios de Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Cachoeiro de Itapemirim, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Fundão, Guarapari, Itarana, Santa Leopoldina, Viana, Aracruz, Ecoporanga, Linhares, Pedro Canário e Ponto Belo.