530 estudantes do 7º ano da Rede Municipal são certificados pelo PROERD
Proerd Aracruz celebra sucesso com alunos
Dando prosseguimento às formaturas do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) no 2º semestre de 2025, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Aracruz, em parceria com o 5º Batalhão de Polícia Militar (5º BPM), realizou uma grande cerimônia de certificação. O evento, sediado no Auditório do Pibara na noite desta terça-feira (2), celebrou a conclusão do programa por 530 estudantes dos 7º anos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Ezequiel Fraga Rocha, Luíza Silvina e Placidino Passos.
Alunos dos 5º anos das escolas particulares Centro Educacional Pensar e Centro Educacional Aracruz (CEA) também receberam seus certificados na ocasião.
A Importância da Prevenção e o Desafio com os 7º Anos
O Proerd, programa preventivo desenvolvido pela Polícia Militar desde 1992 no Brasil, capacita crianças e adolescentes a tomarem decisões seguras, analisando riscos e resistindo às drogas. Centenas de familiares compareceram para prestigiar os formandos.
A secretária da Semed, Jenilza Spinassé Morellato, abriu os discursos elogiando o trabalho dos instrutores, Cabos PM Mártin Vesfál Kelbert e Jennifher Vieira.
“Queria chamar a atenção e pedir uma grande salva de palmas para os instrutores do Proerd, os Cabos PM Mártin Vesfál Kelbert e Jennifher Vieira. Eles merecem! Todos nós educadores temos uma importante missão de fazer com que o conhecimento faça parte da vida de cada aluno. E junto com os profissionais da educação, a Polícia Militar traz para vocês algo que realmente faz a diferença, que é dizer não para aquilo que não contribui para a saúde e a integridade física e mental. Por isso, estamos aqui celebrando esse momento. Nossa gratidão”, destacou.
O Cabo PM Mártin Vesfál Kelbert ressaltou o ineditismo e o desafio de trabalhar com os alunos do 7º ano.
Essa formatura é muito especial para mim, pois estou há três anos e meio trabalhando em Aracruz. Porém, hoje, pela primeira vez, temos uma certificação de estudantes dos sétimos anos, que por mais que seja um trabalho antigo no programa, para nós foi uma experiência única e um grande desafio. Ao chegar nas salas, não sabia se esses alunos estavam gostando das aulas, ou aprendendo alguma coisa, porque para mim, é muito importante desempenhar esse papel com excelência e eficácia. E ao propormos a elaboração das redações, tivemos a percepção de que eles estavam sim, aprendendo, o que foi muito motivador, porque os currículos dessas turmas é focado em tomada de decisões e saber ser responsável”, afirmou.
.jpeg)
Legado e Expansão
O comandante do 5º BPM, Tenente-Coronel Márcio Cunha Cabral, parabenizou os militares pelo empenho e dedicação, citando o grande legado deixado em Aracruz. Cabral reforçou o compromisso com a expansão do programa, anunciando que, após cumprir a meta de ter dois instrutores em 2025, o projeto é aumentar para três instrutores em 2026.
“Gostaria de cumprimentar nossos instrutores do Proerd, tanto aqueles que já passaram por aqui, quanto aos atuais, que instruíram e continuam a instruir os estudantes de nossa cidade, deixando um grande legado por aqui. Esses militares realizam um importante trabalho e por isso estão de parabéns. Lembro que na formatura do ano passado prometi que teríamos dois instrutores em 2025. Não foi fácil, mas conseguimos, e por isso, temos um projeto de aumentarmos para três instrutores em 2026. Acredito que quanto mais estudantes forem instruídos, melhor será para eles, para suas famílias e para a sociedade”, enfatizou.
A solenidade incluiu a premiação dos estudantes que se destacaram em suas redações, a leitura do juramento e uma apresentação teatral que encenou os aprendizados sobre como combater a oferta de drogas.


Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.



