Aracruz adere ao movimento World Cleanup Day em mutirão por praias mais limpas

Aracruz adere ao movimento World Cleanup Day em mutirão por praias mais limpas

“Mãos na areia, coração no mar”

Em um esforço global pela sustentabilidade, a cidade de Aracruz se une ao World Cleanup Day (Dia Mundial da Limpeza), o maior movimento cívico do planeta, com uma série de mutirões de limpeza de praias que prometem ser os maiores já realizados no município. O objetivo é combater a poluição, despertar a consciência ecológica e mobilizar a comunidade.

A primeira etapa dessa grande ação vai acontecer na Praia de Coqueiral. Com o lema “Mãos na areia, coração no mar”, voluntários da Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), Imetame, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e grupos locais, incluindo os Escoteiros de Aracruz, vão se unir para recolher os lixos das praias. Os grupos sairão de pontos como as praias dos Padres, Sauna e da Balsa, culminando em um encontro na Praia de Coqueiral às 9h30, no Quiosque Paraíso Tropical, para a pesagem do material coletado.

O World Cleanup Day é uma iniciativa global que mobiliza milhões de pessoas em mais de 190 países para a limpeza de resíduos. A data oficial do movimento é 20 de setembro, mas as ações se estendem por todo o mês. Desde sua primeira edição em 2018, já foram coletadas mais de 200 mil toneladas de lixo, com a participação de mais de 70 milhões de voluntários em todo o mundo. A iniciativa destaca a crise global do lixo, que, de acordo com o Banco Mundial, gera cerca de 2 bilhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos por ano, dos quais pelo menos 33% não têm destinação final adequada.

World Cleanup Day: sábado (13) acontece a primeira ação de limpeza de praias

Esses números reforçam a importância de ações como a de Aracruz. A poluição por plásticos, por exemplo, é uma ameaça crescente à vida marinha. Estima-se que até 2050 haverá mais plástico do que peixes nos oceanos, segundo um relatório da Fundação Ellen MacArthur. A cada ano, milhões de toneladas de plástico entram nos oceanos, matando cerca de 100 mil animais marinhos anualmente, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU).

O mutirão em Aracruz continuará nos dias 19 e 20 de setembro nas praias de Barra do Sahy e Santa Cruz. Além disso, mutirões organizados por empresas e grupos de cidadãos na Barra do Riacho e na Praia de Comboios reforçam a adesão em massa.

Para o secretário de Meio Ambiente, Aladim Cerqueira, a conscientização é o primeiro passo a ser dado.

 “Quando cada pessoa entende o impacto do descarte inadequado, damos um passo importante para garantir praias mais limpas e um futuro mais sustentável. Preservar nosso litoral é a garantia da preservação da vida marinha e da geração futura”.

O secretário estendeu o convite a toda a população para participar dos próximos eventos.

“A ação é aberta a todos que desejarem participar e representa uma oportunidade de união entre comunidade, poder público e voluntários em defesa do meio ambiente. A orientação é que todos estejam preparados com suas garrafinhas de água, protetor solar e muita disposição”.