Aracruz adere ao Programa Compra Direta de Alimentos

Aracruz adere ao Programa Compra Direta de Alimentos
SEAB faz entrega de hortifruti do compra direta ao asilo são vicente de paulo.Fotos: Ari dias/AEN

Medida fortalece a Agricultura Familiar e o combate à insegurança alimentar

O Programa Compra Direta de Alimentos (CDA), instituído pelo Governo do Espírito Santo por meio da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), representa uma política pública essencial para o desenvolvimento sustentável e a justiça social, visando o fortalecimento da agricultura familiar e a garantia da segurança alimentar para a população em situação de vulnerabilidade.

Este programa viabiliza que as prefeituras, com recursos estaduais, adquiram gêneros alimentícios diretamente de pequenos produtores rurais, que são ofertados às escolas, creches e até mesmo doado às pessoas em condição de vulnerabilidade.

Aracruz: Um Exemplo de Adesão e Compromisso

O lançamento do Programa Compra Direta de Alimentos em Aracruz, marcado para a próxima quinta-feira (30), é um marco que ilustra a importância municipal em concretizar essa política. A iniciativa, liderada pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Semds) e a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Semap) do município, demonstra a união de esforços para impulsionar a economia rural e combater a insegurança alimentar local.

Conforme ressaltado pela secretária de Desenvolvimento Social, Rosilene Filipe, a adesão ao CDA em Aracruz reafirma o compromisso com a cidadania, inclusão e sustentabilidade.

“O CDA representa uma importante estratégia de fortalecimento da agricultura familiar e de promoção da cidadania. Ele articula duas dimensões essenciais da política pública: o incentivo à produção local e a garantia de acesso a alimentos saudáveis para as famílias que enfrentam maior vulnerabilidade. É uma iniciativa que reforça a rede de proteção social do município, promovendo inclusão, geração de renda e sustentabilidade no campo”.

O prefeito Dr. Coutinho comentou sobre a valorização do produtor, com o incentivo à produção, com a garantia de alimentos mais saudáveis.

“Esse programa é sobre cuidar de pessoas e valorizar quem produz o alimento que chega à nossa mesa. Quando compramos diretamente dos agricultores familiares, estamos fortalecendo sonhos, mantendo famílias no campo e garantindo comida de qualidade para quem mais precisa. É uma ação que une solidariedade e desenvolvimento, e que mostra o quanto Aracruz acredita nas pessoas e no poder da comunidade”.