Aracruz adquire novas máquinas e tratores para os produtores indígenas

Aracruz adquire novas máquinas e tratores para os produtores indígenas

Maquinário auxiliará na produção agrícola e infraestrutura da comunidade

Neste sábado 19 de abril, será comemorado o Dia dos Povos Indígenas. A data celebra a diversidade cultural e contribui para a preservação cultural e histórica desses povos, servindo de reflexão e manutenção de seus direitos.

O último Censo realizado no Brasil, em 2022, registrou aproximadamente 1,7 milhões de indígenas. Já o município de Aracruz registrou 7.425 habitantes que se declararam indígenas. Município este que possui a maior população indígena do Espírito Santo.

Nesta terça-feira (15), a Prefeitura de Aracruz, através das Secretarias de Agricultura e Gestão Estratégica estiveram em uma solenidade na Aldeia de Pau Brasil para a entrega da frota de maquinários à comunidade. A frota é composta por um rolo compactador liso, caminhão caçamba, máquina retroescavadeira e patrol, que irão auxiliar nos trabalhos de preparo do solo par plantio das comunidades, e na melhoria da infraestrutura nas estradas.

Ao todo 14 aldeias indígenas do município serão beneficiadas. Os maquinários novos, com os já existentes serão compartilhados, e esse gerenciamento será em conjunto com a secretaria de Agricultura, que está encarregada do cronograma de atendimento, garantindo que todos os produtores tenham acesso aos equipamentos de forma igualitária.

No evento o Cacique da Aldeia Areal, Jonas do Rosário, falou sobre a gratidão não só de sua aldeia, mas de todos os indígenas de Aracruz, com a atual gestão. “Quero agradecer a Deus pelo dia de hoje, pela nossa liderança, nosso prefeito que está aqui. Quem espera sempre alcança, pois a gente trabalha para que tudo seja recebido, nós acreditamos que tudo é possível quando é feito com amor, com seriedade como a entrega dessa patrulha. Nós temos uma boa administração por que o prefeito olhou por nós, não nos abandonou. Então prefeito, meu muito obrigado.” 

Para o secretário de Agricultura, Almir Vianna, o planejamento do cronograma será fundamental para garantir transparência e equidade no atendimento dos produtores. “Quando o prefeito prometeu a vocês esse compromisso ele também nos cobrou, por que vocês são importantes para o município. Essa patrulha será importante para toda comunidade indígena, precisamos ter um bom planejamento de execução dos serviços e mostrar o que foi feito, mostrar como a gestão acolhe a todos. Estou muito feliz em ver essa comunidade, como mudou desde a última vez que estive aqui. Quero parabenizar a todos vocês que fazem a máquina girar”.

O também produtor rural e vice-prefeito Beto Vieira, comentou sobre as dificuldades do campo e do trabalho árduo. “Eu também sou produtor rural e sei como é difícil a nossa luta diária, seja por um maquinário ou por melhorias nas estradas. Eu parabenizo vocês pela força e garra de sempre, pela luta que não os fazem desistir. Vocês não são um simples povo indígena, vocês trabalham, plantam, cultivam e colhem, isso aqui é o sustento de cada um que se faz aqui presente, contemplando com a entrega desses equipamentos. Nós, como gestores, estamos à disposição de todos, contem conosco”.

A secretária de Gestão Estratégica, Jeesala Coutinho falou sobre compromisso da atual gestão com todos os munícipes de Aracruz. “Estamos aqui como pessoas e gestão que olha para todos os povos, e vocês não seriam deixados de lado, por que somos um só povo, lutamos para o bem comum. O governo está lado a lado com quem se faz presente como comunidade.”

Já o prefeito Dr. Coutinho recordou de sua feliz infância quando frequentava a aldeia e brincava com as outras crianças. “Aqui, quando ainda criança, meus pais passavam por aqui, e eu corria de canto a canto, brincava com aqueles meninos, que saudade daquela época. Eu quero dizer a vocês que aqui permanecem, estamos caminhando para um novo futuro, Aracruz irá crescer ainda mais como município, e temos muito orgulho que termos vocês aqui, sempre quando eu viajo me perguntam como é Aracruz, e eu apresento a cidade com orgulho, temos não apenas uma etnia, mas, várias, temos povos originários que permeiam o maior território e isso é engrandecedor”.