Aracruz avança em transparência e gestão fiscal com nota máxima do Tesouro Nacional

Aracruz avança em transparência e gestão fiscal com nota máxima do Tesouro Nacional

Nota máxima A+ no Capacidade de Pagamento (Capag)

Em um momento de transformação econômica e grandes investimentos, o município de Aracruz alcançou a nota máxima, A+ no Capacidade de Pagamento (Capag), indicador da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) que avalia a saúde fiscal de Estados e municípios. O resultado reforça o comprometimento da atual gestão na adimplência financeira, no encaminhamento das contas anuais e na aplicação estável de recursos em saúde e educação, entre outros pilares. Desde 2021, o município tem recebido as médias mais altas nos indicadores.

O Capag é um indicador que sintetiza, de forma padronizada, a situação fiscal real de cada ente federativo, com base em dados do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), analisando três indicadores principais: endividamento, poupança corrente e índice de liquidez, para determinar a capacidade do ente federativo de honrar seus compromissos financeiros.

Embora não tenha caráter vinculativo, a nota serve como referência para avaliação de riscos fiscais e é um dos critérios observados pelo Governo Federal na concessão de garantias da União a operações de crédito. A obtenção da Nota A+ por Aracruz, indica elevada capacidade de honrar compromissos financeiros e um endividamento e despesas compatíveis com a sustentabilidade das contas públicas, elevando a credibilidade do município junto a financiadores e investidores, criando um ambiente favorável para a captação de recursos.

A confirmação do resultado já esperado vem excelente hora, atraindo novos investidores, fábricas, comerciantes e empreendedores. A estabilidade fiscal e a gestão responsável das contas públicas são fatores decisivos para atrair novas empresas, ampliar a base produtiva e fomentar a geração de empregos e renda, criando um ciclo virtuoso de crescimento para a população.

Geraldo Magela, secretário municipal de Fazenda, confirmou que o resultado é consequência de um trabalho árduo e de longo prazo.

“A Nota A+ é fruto de uma política fiscal planejada e de uma gestão orçamentária rigorosa. Mais do que atender aos parâmetros legais, buscamos assegurar que cada recurso seja aplicado de forma estratégica, gerando retorno efetivo para a população. Esse reconhecimento do Tesouro Nacional reforça que Aracruz está pronta para atrair investimentos e ampliar sua capacidade de desenvolvimento com responsabilidade”.

Jeesala Coutinho, secretária de Gestão Estratégica, dos aspectos positivos que a nota máxima trará para o município.

“A nota não é apenas um indicador fiscal, mas um ativo estratégico. Ela aumenta a estabilidade financeira e dá segurança para a execução de projetos estruturantes, que exigem estabilidade e capacidade de investimento. Esse resultado amplia nossa competitividade e potencializa a atração de recursos externos, garantindo que Aracruz avance com planejamento e eficiência”.

Para o prefeito Dr. Coutinho, o atestado de eficiência com nota máxima dá credibilidade ao município.

“Trata-se de um atestado técnico de que continuamos no caminho certo. A classificação máxima comprova nossa responsabilidade na aplicação dos recursos e nossa transparência na condução das finanças públicas. É uma conquista que envolve toda a equipe e beneficia diretamente a população, que pode confiar em uma administração comprometida com resultados”.

A avaliação do Tesouro Nacional reforça a credibilidade da gestão municipal. Trata-se de um atestado técnico transparente de excelente gestão. A classificação máxima comprova a responsabilidade na aplicação dos recursos e na condução das finanças públicas. É uma conquista que envolve toda a equipe e beneficia diretamente a população.

Com esse desempenho, Aracruz permanece no grupo restrito de municípios que obtiveram a nota máxima, consolidando-se como referência nacional em equilíbrio fiscal e gestão responsável.