Aracruz avança na elaboração do Plano de Gestão Integrada da Orla Marítima
A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla) e da Comissão Técnica do Projeto Orla (CTPO), apresentou à Superintendência do Patrimônio da União (SPU) a versão preliminar do Plano de Gestão Integrada da Orla Marítima (PGI). O documento também foi submetido à análise da Coordenação Estadual do Projeto Orla do Espírito Santo (CEPO/ES), etapa fundamental para o avanço do processo de validação do plano.
A reunião contou com a participação dos representantes da SPU, Anselmo de Magalhães Barbalho e Bruno Valério Freitas de Oliveira, que representaram o superintendente Fhilipe Pupo, Rafael Granvilla Oliveira (SETUR), Danilo Soares Monte Mor, (SEAMA), Felipe Azevedo Bastos, Fiscalização (IEMA), Marcus Polette, Facilitador do PGI (remoto), gestores de Praia: Franciara Loureiro Batista e Jurandi Giovanni, integrantes da Comissão Rosiclea de Oliveira Mattos, Assessora IV; Ismara Delabarba Delunardi, Gerente de Projetos Rita de Cássia Alves Moreira, Turismóloga; Ênio Leite de Freitas, Fiscal de Posturas e Priscilla Nobres dos Santos, Assessora I SEMAM.
Durante o encontro, a equipe técnica do município apresentou a metodologia utilizada na elaboração do PGI, os desafios enfrentados ao longo do processo de construção do documento e os resultados alcançados até o momento. Também foram destacadas as ações já desenvolvidas na orla aracruzense , bem como as perspectivas para o fortalecimento da gestão costeira nos próximos anos.
“Essa apresentação foi uma oportunidade importante para demonstrarmos os avanços que já estão sendo realizados na orla de Aracruz, além de compartilhar os principais desafios que identificamos ao longo desse processo. Também apresentamos os objetivos estratégicos que orientam o Plano de Gestão Integrada da Orla e as soluções que estamos projetando para garantir um desenvolvimento sustentável da Zona Costeira”, destacou o secretário municipal de Planejamento, Giuseppe Coutinho.
O Plano de Gestão Integrada da Orla Marítima é um instrumento estratégico de planejamento que busca promover o uso sustentável dos espaços costeiros, conciliando desenvolvimento econômico, preservação ambiental, ordenamento territorial, turismo e qualidade de vida para a população. A iniciativa integra as diretrizes do Projeto Orla, programa que incentiva a gestão compartilhada entre União, Estado e municípios na administração das áreas litorâneas brasileiras.
Fonte : Prefeitura de Aracruz



