Aracruz bate recorde de dias sem registro de assassinatos

Aracruz bate recorde de dias sem registro de assassinatos

São mais de 60 dias sem mortes no município

Aracruz vem se tornando referência no quesito segurança. Nesta segunda-feira (21) são mais de 60 dias sem homicídios no município. O dado é da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (SESP), órgão do Governo do Estado. De acordo com a pasta o último assassinato em Aracruz ocorreu no dia 23 de maio.

O Delegado Fabrício Dutra superintendente da Polícia Civil no Norte do Estado, relatou os números acerca da diminuição da violência.

“Nós temos um resultado no semestre muito positivo na Região Norte, principalmente nos grandes municípios como Linhares, e um trabalho muito bom em São Mateus, Aracruz, e a Região Norte pelo segundo ano consecutivo, e agora nesse semestre apresenta uma diminuição significativa histórica, a melhor dos últimos 24 anos. O ano passado já foi histórico, estivemos abaixo dos 200 homicídios, com 173 homicídios, e esse ano estamos com 86 homicídios no semestre”.

Delegado Fabrício Dutra superintendente da Polícia Civil no Norte do Estado; Fonte: PCES.

De acordo com o Observatório de Segurança Pública Capixaba, contabilizados desde 2017 até junho de 2025, a média mensal de assassinatos em Aracruz é de dois por mês. Já em Linhares, considerando a mesma base de cálculo, a média é de quase seis mensalmente.

Segundo a SESP esses resultados são os melhores desde o início da série histórica, que teve início no ano 2000. São seis assassinatos a menos do que no mesmo período do ano passado. Outra importante informação é a diminuição dos casos de feminicídio. O último caso ocorreu no dia 21 de julho de 2024 em Aracruz, a mais de 1 ano.

Para o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, a melhora significativa é resultando de um trabalho integrado e ações intensivas.

“A região Norte sempre foi marcada pela questão dos assassinatos, com áreas violentas e disputas territoriais do tráfico de drogas. Com o trabalho integrado e de monitoramento constante do programa Estado Presente, temos feito ações intensivas de combate a organizações criminosas, com objetivo de preservar cada vez mais vidas. Agradecemos muito aos nossos policiais civis e militares por todo o esforço para trazer mais segurança à população do Norte”.

Um dos responsáveis pelo feito da diminuição sistemática de homicídios e melhora em todos os números de criminalidade em Aracruz, o secretário da Secretaria Municipal de Transformação Digital (STD), Higor Bandeira, comentou sobre os esforços da gestão municipal sobre o tema.

“A tecnologia tem sido uma grande aliada da segurança pública em Aracruz. Por meio da Central Integrada de Segurança e Inteligência (CISI), conseguimos fornecer suporte em tempo real às forças de segurança, com câmeras de alta definição, reconhecimento facial e de placas e monitoramento inteligente. Esse marco mostra, na prática, como inovação e integração podem salvar vidas e transformar a forma como cuidamos da nossa cidade”.

Secretário da Secretaria Municipal de Transformação Digital (STD), Higor Bandeira, Fonte: PMA.

Outro entusiasta na causa segurança pública, o vereador Kapitão (Emanuel da Silva) falou sobre projetos já apresentados e futuros sobre o tema.

“Aracruz já conta com a Secretaria de Transformação Digital, que abre portas para modernizarmos a cidade em diversas áreas, inclusive na segurança pública. Por isso, além de solicitar novas rondas e vigilância em locais estratégicos, como a Praça Monsenhor Guilherme Schmitz, estamos propondo que o município avance em projetos de cidade inteligente, usando a tecnologia para ampliar o monitoramento por câmeras, por meio de parcerias com a iniciativa privada. Segurança e inovação caminham juntas, e o papel do vereador é justamente apontar caminhos e cobrar soluções que beneficiem toda a população.”

Vereador Kapitão cobra adesão de Aracruz ao programa SERDIA e defende que o atendimento chegue também aos distritos
Vereador Kapitão.

Já o prefeito Dr. Coutinho pontuou sobre o compromisso da atual gestão.

“Registramos a marca de 60 dias sem homicídios em nossa cidade. Esse resultado é reflexo de um trabalho integrado e constante entre as forças de segurança, como as polícias Civil e Militar, nossos Agentes de Trânsito e também, das ações estratégicas da nossa Central Integrada de Segurança e Inteligência (CISI). Mais do que números, esse marco representa vidas preservadas e reforça o compromisso da nossa gestão com a promoção da paz e da segurança para todos os aracruzenses”.

Os mais de 60 dias consecutivos sem assassinatos em Aracruz é um alento e motivo de orgulho para o município. Uma conquista da sociedade, das autoridades, e das forças de segurança. Resultado de um trabalho árduo, dedicação e compromisso dos envolvidos.