Aracruz e parceiros lançam curso de turismo voltado para os povos originários

Foco em turismo, culinária e cultura dos povos Tupiniquim e Guarani
Aracruz, município capixaba conhecido por suas paisagens deslumbrantes, vem se destacando por uma iniciativa que vai além do convencional: a valorização de suas raízes culturais por meio de políticas públicas focadas nos povos originários. O turismo, a culinária e a cultura dos povos Tupiniquim e Guarani estão no centro de um movimento que busca não apenas preservar tradições, mas também gerar desenvolvimento socioeconômico de forma sustentável.
Recentemente, a Secretaria de Turismo e Cultura (Semtur) de Aracruz, em parceria com o Governo do Estado e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), lançou o curso Turismo de Base Comunitária. A iniciativa, com foco na capacitação e profissionalização, é um exemplo de como o poder público pode atuar para fortalecer o protagonismo indígena. O curso, que acontece de 15 a 26 de setembro na Associação Indígena Tupiniquim e Guarani (AITG), na Aldeia Caieiras Velha, oferecendo uma oportunidade valiosa para que a própria comunidade gerencie suas atividades turísticas.
A ideia por trás do Turismo de Base Comunitária é simples, permitir que os visitantes vivenciem o cotidiano e as tradições dos povos originários de forma autêntica e respeitosa, como explicou o secretário da Semtur Carlos Bravo.
“O curso possibilita que as comunidades tradicionais possam abrir suas portas para o turismo e visitações de forma equilibrada e sustentável, permitindo a observação e a manutenção de seus ritos, culturas e tradições”.
Com 20 vagas destinadas aos indígenas e ao setor turístico local, o curso de 40 horas visa gerar emprego e renda, além de contribuir para a profissionalização do setor. Ao final, os participantes recebem um certificado do Senac.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pelo e-mail: [email protected]
Os interessados devem preencher todos os campos da ficha de inscrição abaixo, em letra legível, e enviar para o e-mail mencionado acima ou entregar na Semtur.
Para mais informações entre em contato com a Semtur pelo número: (27) 9 9958-9513.
Ficha de inscrição: FICHA DE INSCRIÇÃO (3)

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.