Aracruz é selecionada para integrar Programa Cidades Modelos Verdes Resilientes

Aracruz foi escolhida pelo Ministério do Meio Ambiente para participar do Programa Cidades Modelos Verdes Resilientes, uma iniciativa inovadora que visa fortalecer os municípios brasileiros no enfrentamento das mudanças climáticas. O programa, que em sua fase inicial contemplará 50 cidades, tem como meta identificar e implementar 100 ações estratégicas – duas por município – voltadas para adaptação e mitigação dos impactos climáticos no meio urbano.
A inclusão de Aracruz no programa representa uma oportunidade ímpar para capacitar técnicos e gestores municipais na execução de projetos sustentáveis. Essas iniciativas não apenas contribuirão para a resiliência climática da cidade, mas também reforçarão os compromissos do Brasil com metas ambientais globais. A ação será realizada em parceria com o Adapta Cidades, outro programa do Ministério do Meio Ambiente voltado para o desenvolvimento de soluções inovadoras frente aos desafios climáticos.
Com foco na melhoria da qualidade de vida da população, o programa abordará áreas essenciais como mobilidade urbana, planejamento do uso do solo, moradia digna e preservação da biodiversidade, garantindo a inclusão das comunidades mais vulneráveis. A implementação de Soluções Baseadas na Natureza, como a ampliação de áreas verdes e a recuperação de espaços degradados, será um dos pilares centrais dessa transformação ambiental.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Aladim Cerqueira, destacou que a participação de Aracruz em projetos ambientais dessa magnitude reforça o compromisso do município com o desenvolvimento sustentável. “Esse compromisso já está refletido no Planejamento Estratégico da Prefeitura, desenvolvido em parceria com a Fundação Dom Cabral, que tem a sustentabilidade como um de seus eixos centrais, em total alinhamento com os princípios do Programa Cidades Modelos Verdes Resilientes”, afirmou.
Além disso, Aracruz formalizou sua adesão ao Programa Cidades Resilientes, recentemente lançado pelo Governo do Espírito Santo. Essa iniciativa visa apoiar os municípios na elaboração e execução de Planos Municipais de Redução de Riscos e Adaptação às Mudanças Climáticas, contando com suporte técnico e investimentos do Fundo Cidades, que disponibilizará mais de R$ 1 bilhão até 2026.
Para o prefeito Dr. Coutinho, essa adesão é um passo essencial para a construção de um futuro sustentável. “Aracruz reafirma seu compromisso com a agenda climática global ao integrar o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia. Junto a grandes cidades do mundo, estamos investindo em um futuro mais verde, justo e resiliente para nossa população. Estamos trilhando um caminho sólido e alinhado às melhores práticas de gestão ambiental, posicionando Aracruz no cenário nacional e internacional como referência em sustentabilidade”, concluiu.

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.