Aracruz inova com salas modulares e se torna pioneira na Região Norte do ES

Aracruz inova com salas modulares e se torna pioneira na Região Norte do ES

Prefeitura instala 11 módulos escolares em uma semana

A Secretaria Municipal de Educação de Aracruz (Semed) iniciou, nesta quinta-feira (29), a implementação de salas modulares em sete unidades de ensino. O projeto, pioneiro na região Norte do Espírito Santo, visa otimizar o espaço físico e acelerar a criação de novas vagas e salas especializadas, como bibliotecas e o Atendimento Educacional Especializado (AEE).

O Cmei Tia Anastácia, em Nova Santa Cruz, foi a primeira instituição a receber a estrutura. A previsão é que todos os 11 módulos previstos estejam instalados já na próxima semana.

Andréa Maria Rosa Scopel, gerente de Infraestrutura da Semed, explicou a ideia do novo conceito.

“Essa ideia nasceu em 2024, quando começamos a pensar em otimizar os espaços físicos de algumas escolas. Com essa readequação, cada uma poderá utilizar a sala que será desocupada. Para que isso acontecesse, todas passaram por um processo de reestruturação, o que está facilitando a instalação dos módulos”.

Já a diretora do Cmei Tia Anastácia, Rosieli Merotto, comentou sobre as expectativas dos benefícios dos módulos.

“A instalação da sala modular era uma demanda antiga da instituição, com o objetivo de ampliar o espaço físico e aprimorar o atendimento à comunidade, além de promover uma melhor organização interna. Nossa intenção é transferir a atual sala dos professores para o novo módulo. No espaço que será desocupado, pretendemos implantar uma sala de recursos ou de aula, considerando as demandas dos estudantes do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Dessa forma, poderemos ampliar o atendimento à comunidade de Nova Santa Cruz e região, como Santa Cruz, Itaparica, São Francisco e Rio Preto”.

Principais Benefícios e Tecnologia

Diferente das construções em alvenaria, que demandam longo tempo de obra, as salas modulares oferecem:

• Agilidade: O prazo médio entre o planejamento e a entrega é de apenas dois meses.

• Qualidade Técnica: Estruturas em fibra de vidro com isolamento térmico, climatização, rede elétrica e internet prontas para uso.

• Otimização de Espaço: Ao transferir áreas administrativas para os módulos, as escolas liberam salas no prédio principal para a criação de novas turmas.

Unidades Contempladas

Além do Cmei Tia Anastácia, o projeto abrange

• Emefs: Itaparica, Santa Cruz, Ezequiel Fraga Rocha e Coqueiral.

• Cmeis: Teresinha Frigini e Maria Ghidetti.

Impacto na Comunidade Escolar

Para a secretária de Educação, Jenilza Spinassé, a rapidez logística é o diferencial para atender às demandas urgentes das comunidades. No Cmei Tia Anastácia, por exemplo, a nova estrutura permitirá o remanejamento da sala dos professores, abrindo espaço para ampliar o atendimento aos estudantes de regiões como Santa Cruz, Itaparica, São Francisco e Rio Preto.

“Estava muito ansiosa para que esses módulos chegassem. Após as instalações, irei a cada escola contemplada para ver pessoalmente os resultados. Estamos falando de estruturas que, pela sua logística, são instaladas muito rapidamente, o que também permite uma organização mais eficiente. Conseguimos atender mais uma demanda das comunidades escolares, e tenho certeza de que todos ficarão felizes”, afirmou Jenilza.

Educação inicia instalação de salas modulares em escolas da Rede Municipal de Ensino