Aracruz recebe a 1º Edição da Feira INOVAES sobre Cidades Inteligentes

Aracruz recebe a 1º Edição da Feira INOVAES sobre Cidades Inteligentes

A cidade de Aracruz vai sediar a 1ª edição do INOVAES – Cidades Inteligentes que será realizada nos dias 24 e 25 de setembro, na Escola Misael Pinto Netto. A feira é promovida pelo governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Aracruz, Ufes, Ifes, Bandes, CREA-ES e Sistema Findes.

O INOVAES será um espaço de interação, aprendizado e troca de experiências entre diferentes atores do ecossistema de inovação. O evento contará com a participação de startups apresentando suas soluções inovadoras, demonstrando o potencial criativo e empreendedor dos estudantes, além de empresas de soluções tecnológicas que vão oferecer uma efetiva troca de ideias entre estudantes, empresários e gestores públicos.

José Eduardo de Azeredo, secretário de Desenvolvimento Econômico de Aracruz, destaca que o evento vai colaborar com a iniciativa de transformar o município em uma cidade inteligente, possibilitando, assim, melhorias na infraestrutura local e na qualidade de vida da população, como também viabilizar o interesse de empresas na instalação de parques industriais na cidade. “A INOVAES vai ajudar a ampliar as discussões sobre como a tecnologia pode ser uma ferramenta poderosa para promover a justiça social e o desenvolvimento sustentável do município”.

Para o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, a feira é uma oportunidade para que todos conheçam o projeto Cidade Inteligentes. “A feira é um evento que promete aproximar o público do Cidades Inteligentes. Assim, podemos pôr em prática o projeto que está modernizando os nossos municípios e a gestão pública. Em cidades inteligentes, uma gestão mais inteligente de políticas públicas municipais, utilizando novas tecnologias e processo inovadores, é algo desejado por todo gestor público”, ressaltou o secretário.

A programação da feira, conta ainda com palestras e painel de negócios com profissionais renomados para transbordar conhecimentos e experiências, trazendo o conceito inovação para mais perto das pessoas e assim desconstruir a crença que tecnologia é algo muito complexo.

TECNOLOGIA

Cidades Inteligentes são espaços urbanos privilegiados de transformação. São nelas que se materializam as políticas públicas de maior impacto no cotidiano, na vida dos cidadãos, com a utilização generalizada de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s). Uma cidade é considerada inteligente quando há impulsionadores de crescimento econômico sustentável, elevada qualidade de vida e gestão consciente dos recursos naturais, por meio de uma governança participativa e democrática.