Aracruz se destaca como cidade empreendedora para pequenos negócios

Aracruz se destaca como cidade empreendedora para pequenos negócios

O município foi classificado como “Cidade Ouro” pela adesão e empenho para promover o desenvolvimento econômico e o ecossistema empreendedor

Com uma das gestões públicas mais bem avaliadas em sua história, Aracruz foi contemplada pelo Sebrae-ES como uma das 13 cidades ideais para promover e incentivar os pequenos negócios, com pequeno tempo para a abertura de empresas. O município foi classificado como “Cidade Ouro” pela adesão e empenho para promover o desenvolvimento econômico e o ecossistema empreendedor.

O prefeito Dr. Coutinho recebeu troféu com base em uma metodologia avaliadora do Sebrae-ES, o Índice de Capacidade de Estímulo ao Empreendedorismo (ICEE), que mensura os esforços da gestão pública para melhorar o ambiente de negócios em seu território. O Espírito Santo é o primeiro estado a ter 100% dos municípios inscritos no Programa Cidade Empreendedora.

“Em dezembro de 2020, apresentamos aos prefeitos eleitos, que ainda não tinham sido empossados, o nosso Programa, e eles assumiram o compromisso de promover políticas para o empreendedorismo. Em três anos e meio, reduzimos em 89% o tempo médio para a abertura de empresas no estado. Hoje, esse prazo é de 11 horas. Com a parceria dos municípios e da Junta Comercial do Espírito Santo, alcançamos esse resultado”, exaltou o superintendente do Sebrae-ES, Pedro Rigo.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-ES e da Fecomércio-ES, Idalberto Moro, destacou que “O Espírito Santo se transforma cada vez mais em um estado empreendedor. Os pequenos negócios são uma das principais matrizes da nossa economia, e agora buscamos desenvolver o turismo, já que moramos em um estado lindo, com um potencial que pode ser mais valorizado, e o Sebrae, junto com a Fecomércio, está trabalhando para isso”.

O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos, e o governador Renato Casagrande também comemoraram os esforços por um estado menos burocrático e com políticas públicas favoráveis aos negócios.

Fonte: Folha Litoral