Aracruz sediará a retomada histórica da Teia Nacional dos Pontos de Cultura após 12 Anos

Aracruz sediará a retomada histórica da Teia Nacional dos Pontos de Cultura após 12 Anos

Pela primeira vez fora de capitais, Teia Nacional de Cultura ocupará Território Indígena no ES

O Ministério da Cultura (MinC) anunciou o retorno da Teia Nacional dos Pontos de Cultura, o maior encontro da rede Cultura Viva do Brasil. Após um hiato de 12 anos, a 6ª edição do evento ocorrerá entre os dias 24 e 29 de março de 2026, em Aracruz (ES). O evento faz história ao ser o primeiro realizado fora de uma capital, ocupando um território ancestral com forte presença dos povos Tupiniquim e Guarani.

Com o tema “Pontos de Cultura pela Justiça Climática”, o encontro reunirá agentes culturais, mestres de saberes tradicionais e gestores públicos de todo o país para debater o papel da cultura no enfrentamento às mudanças climáticas.

Segundo o secretário de Estado da Cultura do Espírito Santo, Fabrício Noronha, sediar a 6ª Teia Nacional dos Pontos de Cultura representa também o reconhecimento da cultura capixaba.

“Receber um dos maiores encontros da cultura brasileira no Espírito Santo é também um reconhecimento e valorização da cultura capixaba, dos saberes ancestrais e da nossa diversidade. Esse será a primeira Teia Nacional fora de uma capital e a escolha de Aracruz, em diálogo com os povos Tupiniquim e Guarani, fortalece a compreensão da temática do evento e a importância da cosmovisão indígena e da cultura no enfrentamento das mudanças climáticas”, destaca.

Destaques do Evento

• Expansão da Rede: O Brasil saltou de 4.329 para mais de 13.700 Pontos de Cultura certificados desde 2023, impulsionado por investimentos como a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).

• Programação Diversificada: O público contará com apresentações artísticas, oficinas, vivências culturais, feira de economia solidária e rodas de conversa.

• 5º Fórum Nacional: Nos dias 24 e 25 de março, delegados eleitos debaterão diretrizes para a Política Nacional de Cultura Viva e elegerão novos membros da Comissão Nacional (CNPdC).

• Justiça Climática: A escolha de Aracruz reforça a importância da cosmovisão indígena nas discussões globais sobre sustentabilidade e o “Bem Viver”.

Vozes do Setor

A ministra Margareth Menezes classificou a retomada como um marco na reconstrução das políticas culturais de base comunitária. Já o secretário de Estado da Cultura, Fabrício Noronha, destacou que sediar a Teia no Espírito Santo é um reconhecimento da diversidade e dos saberes ancestrais capixabas.

Serviço

• Evento: 6ª Teia Nacional dos Pontos de Cultura.

• Data: 24 a 29 de março de 2026.

• Local: Aracruz, Espírito Santo.

• Fórum Nacional: 24 e 25 de março.