Aracruz torna-se a primeira cidade capixaba a implantar o Selo Social
Aracruz é a primeira cidade do Espírito Santo a implantar o Programa Selo Social, uma iniciativa nacional que capacita organizações e reconhece projetos de impacto social com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos na Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). O lançamento oficial do selo será realizado no dia 20 de janeiro, às 09h, no Complexo de Saúde de Aracruz (CSA).
O selo é realizado pelo Instituto Selo Social, com o apoio da Prefeitura de Aracruz e articulação do Instituto Movive. Neste primeiro momento, a iniciativa irá contemplar órgãos públicos locais e contará também com a abertura de vagas para empresas interessadas em contratar o processo de formação.
“Aracruz dá um passo histórico ao se tornar a primeira cidade do Espírito Santo a implantar o Programa Selo Social, uma iniciativa nacional que reconhece e fortalece projetos de impacto social alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Estamos trazendo para o município uma tecnologia consolidada de desenvolvimento social, que capacita organizações, valoriza boas práticas e estimula ações que geram resultados reais para a população. Esse programa reforça o nosso compromisso com uma gestão responsável e sustentável”, destacou Giuseppe Coutinho, secretário de Planejamento de Aracruz.
Processo de certificação
O Selo Social atua há mais uma década com uma tecnologia de desenvolvimento social local, que capacita e certifica organizações que desenvolvem projetos sociais alinhados aos ODS. As formações do Selo Social são realizadas durante todo o ano.
Para chegarem até o final do processo de certificação, os participantes precisam atender a diversos critérios, que vão desde a presença nos encontros presenciais de formação e assessoria on-line, até a demonstração de impactos internos e externos dos projetos, dentre outras exigências de cada ciclo. Tudo isso validado por um conselho externo
Maior certificador social do Brasil de iniciativas alinhadas aos ODS
O Selo social é atualmente o maior certificador social do Brasil de iniciativas alinhadas aos ODS. Na sua trajetória já reconheceu mais de 20.000 impactos sociais em quatro estados brasileiros e no Distrito Federal – DF. Desde 2023, o Selo Social representa a sociedade civil na Comissão Nacional Para os ODS – CNODS e é citado como uma boa prática no Relatório Nacional Voluntário – RNV que o país apresentou ao mundo em 2024, durante o Fórum Político de Alto Nível da ONU.
Fonte : Prefeitura de Aracruz
Jornalista, Gestor Público e especialista em planejamento e gestão estratégica e atua como empresário na área de comunicação e marketing político. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui




