Brasil busca diálogo com EUA para evitar tarifaço contra produtos brasileiros

Brasil busca diálogo com EUA para evitar tarifaço contra produtos brasileiros

Em uma semana decisiva para as relações bilaterais, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, desembarcou neste domingo (27) nos Estados Unidos. A ida a Washington ainda dependerá de uma sinalização positiva do governo norte-americano quanto à retomada do diálogo sobre as tarifas anunciadas recentemente.

O presidente Donald Trump informou que aplicará uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto, em retaliação ao tratamento dado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ao ex-presidente Jair Bolsonaro. O ex-mandatário é réu em uma ação penal que investiga uma tentativa de golpe de Estado em 2022. Trump classificou o processo como uma “caça às bruxas” e passou a ser acusado por senadores democratas de tentar interferir na Justiça brasileira.

Mauro Vieira tem compromissos oficiais nesta segunda (28) e terça-feira (29) na Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, com foco em discussões sobre a questão palestina. Caso não haja manifestação de interesse do governo norte-americano em negociar, o chanceler deverá retornar ao Brasil na quarta-feira (30), seguindo nos esforços para reabrir canais diplomáticos.

Paralelamente à atuação do Itamaraty, uma comitiva de oito senadores brasileiros está em Washington para tratar diretamente do impacto econômico das tarifas.

O grupo é composto por:

  • Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado;

  • Tereza Cristina (PP-MS), vice-presidente da Comissão;

  • Jacques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado;

  • Marcos Pontes (PL-SP), vice-presidente do grupo parlamentar Brasil-EUA;

  • Rogério Carvalho (PT-SE);

  • Carlos Viana (Podemos-MG);

  • Fernando Farias (MDB-AL);

  • Esperidião Amin (PP-SC).

Durante a estadia, os parlamentares têm encontros agendados com representantes do setor empresarial, membros do Congresso norte-americano e organizações da sociedade civil. A missão busca defender os interesses comerciais do Brasil e evitar prejuízos ao setor produtivo nacional.