Cadastur abre novas portas para produtores e agricultores familiares

Cadastur abre novas portas para produtores e agricultores familiares

Oportunidade no turismo rural impulsionar a economia de produtores locais

A Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (Semtur) da prefeitura de Aracruz está incentivando os empreendedores locais a se cadastrarem e atualizarem seus dados no Cadastur, o Sistema de Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas que atuam no setor de turismo. Essa iniciativa visa fortalecer a visibilidade do turismo na região e, em especial, abrir novas oportunidades para um setor em crescimento, o turismo rural.

Historicamente, o Cadastur era obrigatório para categorias como meios de hospedagem, agências de turismo e transportadoras. No entanto, a recente Portaria nº 25, de 3 de setembro de 2025, do Ministério do Turismo (MTur), trouxe uma novidade importante que beneficia diretamente os produtores rurais e agricultores familiares. Agora, eles também podem se cadastrar no sistema, o que significa um avanço significativo para a profissionalização e o reconhecimento de suas atividades.

Com o cadastro, esses empreendedores que oferecem serviços turísticos remunerados podem ter sua atividade oficialmente reconhecida em diversas áreas, como hospedagem rural, oferecendo estadias em suas propriedades, vendendo produtos cultivados ou produzidos localmente, organizando passeios, visitas ou experiências do dia a dia agrícola e comercializando produtos agropecuários, artesanais ou extrativistas para os visitantes.

O secretário de Turismo e Cultura de Aracruz, Carlos Bravo, destaca a importância desse movimento.

“O sistema do Ministério do Turismo garante mais credibilidade, legalidade e visibilidade ao turismo rural e à agricultura familiar, facilitando o acesso a políticas públicas e programas de créditos. É uma ótima oportunidade para os empreendimentos do nosso município e abre portas para o turismo rural”.

O cadastro no Cadastur não é apenas uma formalidade. Ele abre um leque de vantagens que podem impactar diretamente a renda dos produtores e agricultores. Os cadastrados podem participar de feiras, eventos e ações promocionais de grandes órgãos do turismo, como o MTur e a Embratur. O acesso a linhas de financiamento específicas para o setor em bancos oficiais. Também aumenta a confiança do mercado e dos turistas, que veem na formalização um selo de segurança e qualidade.

O cadastro é gratuito e pode ser feito de forma simples e rápida no site oficial do sistema, logo abaixo. Essa iniciativa não apenas valoriza o trabalho dos produtores e agricultores, mas também fortalece o turismo local, mostrando que a diversidade e a autenticidade do campo podem ser um grande motor de desenvolvimento econômico.

Cadastro  gratuito pelo site https://cadastur.turismo.gov.br/hotsite/#!/public/capa/entrar#capaInicio