Campanha nacional alerta para o câncer ocular infantil e a importância do diagnóstico precoce

Campanha nacional alerta para o câncer ocular infantil e a importância do diagnóstico precoce

Entenda o principal sintoma do retinoblastoma

A saúde ocular na infância é um tema de extrema importância, e campanhas como a “De Olho nos Olhinhos” são cruciais para chamar a atenção para doenças graves como o retinoblastoma. Este câncer ocular, embora raro, representa uma séria ameaça à visão e até mesmo à vida das crianças. A iniciativa, que será realizada em Vitória no Unique Mall, em Jardim Camburi, visa educar a população sobre os sinais da doença, a importância do diagnóstico precoce e as opções de tratamento disponíveis.

O retinoblastoma é um câncer que se origina nas células da retina, a parte do olho responsável por captar a luz e enviar as imagens para o cérebro. Ele afeta principalmente crianças pequenas, e pode ocorrer em um ou nos dois olhos. A detecção precoce é a chave para o sucesso do tratamento, pois o tumor ainda está em fase inicial e localizado.

Reconhecer os sinais do retinoblastoma pode salvar a visão e a vida de uma criança. A Campanha Nacional de Conscientização destaca sintomas como a leucocoria, também conhecida como “reflexo do olho de gato”, que é um reflexo branco ou amarelado na pupila quando a luz incide sobre ela, principalmente em fotos com flash, tido como o principal sintoma do retinoblastoma. Outros sinais incluem estrabismo, olhos vermelhos e dor, ou um olho que parece maior que o outro.

De acordo com dados estatísticos, o retinoblastoma corresponde a 2% a 4% de todos os casos de câncer infantil no mundo. No Espírito Santo, a estimativa é de cerca de cinco novos diagnósticos por ano. Esses números, embora pareçam pequenos, representam a urgência de aumentar a conscientização para que cada caso seja identificado o mais rápido possível.
Uma vez detectados os sintomas, o diagnóstico é feito por um oftalmologista, geralmente por meio de um exame de fundo de olho. O tratamento do retinoblastoma depende da fase e do tamanho do tumor, e pode incluir a quimioterapia, radioterapia, termoterapia, ou enucleação, que é a remoção cirúrgica do olho, nos casos mais extremos.

O Núcleo de Onco-Hematologia do Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG) e o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba) são referências no estado para o cuidado com a saúde ocular infantil e o tratamento do retinoblastoma. Profissionais de saúde, como oncologistas, oftalmologistas e pediatras, estarão presentes no evento de sábado (13) para orientar as famílias sobre os próximos passos e o acesso ao tratamento.