Corpus Christi em Aracruz conta com mais de 800 metros de tapetes

Corpus Christi em Aracruz conta com mais de 800 metros de tapetes

A celebração religiosa, que data da Idade Média, tem como objetivo homenagear a Eucaristia

Fiéis das paróquias Santa Teresinha do Menino Jesus e São João Batista, em Aracruz, irão confeccionar 804 metros de tapetes para a Solenidade de Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) na próxima quinta-feira 30. A celebração religiosa, que data da Idade Média, tem como objetivo homenagear a Eucaristia.

Feitos com diversos tipos de materiais, como serragem colorida com anilina, e alguns pequenos acessórios, como tampinhas de garrafas, os tapetes serão confeccionados na noite de quarta-feira 29. Além da centralidade da Eucaristia, eles irão enfatizar “fraternidade e amizade social”, tema da Campanha da Fraternidade 2024, e o ‘Ano da Oração’ convocado pelo Papa Francisco.

Na Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, no bairro Bela Vista, serão 64 tapetes entre quadros e passadeiras, totalizando 345 metros. Haverá missa na Igreja Matriz São José Operário, às 18h. Em seguida, os fiéis saem em procissão pelas ruas Giuseppe Testa, Catarina Sagrillo Cuzzuol, Izabel Maioli Modenesi e Getúlio Vargas, que estarão parcialmente fechadas para a ocasião.

Na Paróquia São João Batista, no Centro, serão 137 tapetes entre quadros e passadeiras, totalizando 459 metros. As ruas parcialmente fechadas para a ocasião serão Alegria, Ananias Netto, Padre Luiz Parenzi, Professor Lobo e Quintino Loureiro. Haverá duas missas na Igreja Matriz, uma às 9h e outra, seguida de procissão, às 17h.

O feriado de Corpus Christi está ligado à Páscoa, que marca a morte e a ressurreição de Cristo, que tem, por sua vez, ligações com a Páscoa judaica (a saída dos hebreus do Egito para a Terra Prometida). A data é celebrada 60 dias após a Páscoa e logo depois do Domingo de Pentecostes e da Festa da Santíssima Trindade.

Fonte: Folha Litoral