Data Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes: 18 de Maio

Data Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes: 18 de Maio

Na manhã dessa sexta-feira (17), a equipe técnica do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de João Neiva, através de uma ação coordenada pela Secretaria Municipal de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (SEMTADES), em visita aos órgãos e setores públicos ligados a Prefeitura, levaram uma palavra de conscientização e informação aos servidores municipais sobre a temática do dia 18 de maio.

A data de 18 de maio, marca o dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, é uma luta diária da sociedade referente a proteção de nossas crianças e adolescentes contra o abuso e exploração sexual.

A data de 18 de maio foi escolhida em alusão ao crime ocorrido no Estado Espírito Santo em 1973, que vitimou a menina Araceli.

A proposta da campanha, é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda sociedade a participar da luta em defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes, bem como trabalhar a conscientização para o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, que têm o direito ao desenvolvimento de forma segura e protegida, livre do abuso e da exploração sexual.

O abuso sexual é um ato libidinoso ou estupro praticado contra crianças e adolescentes. Geralmente o crime é cometido por pessoas próximas das crianças dentro do núcleo familiar ou círculo social.

A exploração sexual caracteriza-se pela utilização de crianças e adolescentes para fins sexuais com a intenção de lucro, seja financeiro ou de qualquer espécie, incluindo objetos de valor ou outros elementos de troca.

A exploração acontece por diversas formas.

– Exploração sexual no contexto da prostituição;

– Tráfico para fins de exploração sexual;

– Pornografia envolvendo crianças e adolescentes;

– Turismo com motivação sexual.

NÃO SE CALE DENUNCIE: Ao tomar conhecimento de algum caso de abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes, não se omita, denuncie: Disque 100 ou 180 e/ou acione o Conselho Tutelar de João Neiva pelos telefones  – (27) 9.8137-0042 OU (27) 9.8137-0080, para fazer a denúncia de forma totalmente anônima.

As crianças e adolescentes são amparadas por uma rede de proteção social composta pelo Sistema de Garantia de Direitos que é composto por equipamentos vinculados a política de Assistência Social como Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), Conselho Tutelar, acha importante também citar DIREITOS HUMANOS? ). setores que executam a Política de Saúde e pelos órgãos do poder judiciário como Ministério Público, Delegacias.

Denuncie qualquer forma de abuso ou exploração contra criança e adolescentes.

Dique 100!

#FaçaBonito #18demaio

Fonte: Prefeitura de João Neiva