Deputado Hélio Lopes desarma acampamento na Praça dos Três Poderes após ordem judicial

Deputado Hélio Lopes desarma acampamento na Praça dos Três Poderes após ordem judicial

O deputado federal Hélio Lopes (PL-RJ), conhecido como Hélio Negão, deixou a Praça dos Três Poderes, em Brasília, na madrugada deste sábado (26), após cumprir uma ordem judicial expedida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Lopes havia montado uma barraca no local na tarde de sexta-feira (25), anunciando que permaneceria em greve de silêncio como forma de protesto contra decisões recentes do STF. A manifestação chamou atenção de apoiadores, entre eles o deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO), e gerou reforço no esquema de segurança na região, com atuação da Força Nacional, da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e equipes do DF Legal.

Na virada da noite, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, foi pessoalmente ao local, acompanhado do secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, para entregar a notificação judicial aos manifestantes. A ordem de desocupação foi emitida no âmbito do inquérito das fake news, que tramita no Supremo.

Após diálogo com autoridades e advogados, os parlamentares decidiram encerrar a manifestação e deixar o local de forma pacífica. Em vídeo gravado na praça, Chrisóstomo afirmou que acataram a decisão judicial e que seguirão orientação jurídica.

A manifestação acontece em meio ao avanço das investigações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e ex-assessores, que se tornaram réus no STF por tentativa de golpe de Estado. Na semana anterior, Moraes determinou o uso de tornozeleira eletrônica por Bolsonaro, como medida para impedir risco de fuga durante o processo.