Dia 11 de agosto inicia a Campanha de Vacinação Antirrábica

A Prefeitura de Aracruz, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), iniciará a campanha de Vacinação Antirrábica. A imunização inicia no dia 11 de agosto e vai até 26 de setembro. Essa ação tem como objetivo imunizar cerca de 80% da população de cães e gatos do município, o que ajuda a criar uma barreira imunológica forte contra a transmissão do vírus.
A raiva é uma doença infecciosa viral aguda grave, que acomete mamíferos, como cães, gatos morcegos e inclusive o homem, e caracteriza-se como uma inflamação do cérebro progressiva ou aguda com letalidade de aproximadamente 100%. É causada pelo Vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae.
Os sintomas variam de leves a graves, incluindo febre, dor de cabeça, confusão, convulsões e alterações neurológicas. Para se ter o diagnóstico da doença, exames de imagem e análise do líquido cefalorraquidiano são realizados. O tratamento é amplo, podendo incluir medicamentos como vacinas, antivirais, antibióticos ou tratamentos para controlar os sintomas e a inflamação
Para que a doença não se alastre as vacinas antirrábicas são essenciais para proteger cães e gatos contra a raiva, uma doença grave e fatal, para que não sejam transmitidas aos seres humanos, principalmente por mordidas de animais infectados.
Mesmo com o controle da doença na região, a vacinação anual contra a raiva continua sendo obrigatória por lei e é a principal medida de proteção contra essa doença. Vacinar seu pet não só demonstra cuidado e responsabilidade, mas também ajuda a manter toda a comunidade segura, evitando que a doença se espalhe e colocando em risco a saúde de todos, inclusive a sua.
Sobre a campanha, Josiel Teixeira da Silva, gerente de Vigilância Ambiental da Semsa comentou.
“Embora a raiva esteja controlada, a vacinação anual continua sendo obrigatória por lei e é a principal medida de proteção. Com a campanha concentrada em um período curto e com ampla mobilização das equipes, conseguimos criar uma barreira imunológica que interrompe a transmissão do vírus entre animais e protege a população humana”.
A campanha é gratuita e bastante importante, pois a raiva é uma zoonose que ataca o sistema nervoso central e pode levar à morte tanto de animais quanto de pessoas. Portanto, ao vacinar seu animal, você está protegendo quem você ama e contribuindo para um município mais saudável.
Se precisar de mais informações ou quiser saber as datas e locais de vacinação, é só entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde pelo telefone (27) 99717-6183, ou acesse o link abaixo.
CUIDADOS NO DIA DA VACINAÇÃO
• Leve seu animal com coleira e guia;
• Gatos devem estar em caixas de transporte ou similar, para evitar fugas e acidentes;
• Animais agressivos devem usar focinheira;
• Apenas adultos devem conduzir os animais até os pontos de vacinação;
• Na zona rural, onde a vacinação ocorrerá de casa em casa, deixe os animais presos com antecedência.
POR QUE VACINAR?
A raiva é uma zoonose (doença transmitida de animais para humanos) que atinge o sistema nervoso central e pode levar à morte tanto de animais quanto de pessoas. A vacinação anual é a principal forma de prevenção e controle da doença.
PROTEJA QUEM VOCÊ AMA
Além de ser um ato de responsabilidade, vacinar seu pet é uma demonstração de carinho e cuidado. Com a colaboração da população, é possível manter o município livre da raiva e garantir a saúde de todos. Para mais informações, entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde pelo telefone: (27) 99717-6183.

A Redação é um grupo de jornalistas colaboradores que produzem uma diversidade de conteúdos e reportagens exclusivas, distribuídas para diversos jornais em todo o Brasil, seja por agências de notícias ou através de produção própria.