Educação de Aracruz é referência em Painel sobre Ciência e Formação Cidadã na UNESCO

Educação de Aracruz é referência em Painel sobre Ciência e Formação Cidadã na UNESCO

Aracruz apresenta Política de Educação Ambiental em seminário

Entre os dias 13 e 16 de dezembro, o SESC de Praia Formosa sediou o II Seminário de Ciência Cidadã da UNESCO. O evento reuniu especialistas, educadores e gestores de todo o Brasil para discutir a integração entre ciência, educação e políticas públicas, com destaque para as ações desenvolvidas no município de Aracruz.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) foi representada por Rosieli Merotto, diretora do CMEI Tia Anastácia e pesquisadora do Projeto Rio Doce Escolar. Ela participou da mesa-redonda “Da prática à Política Pública: Experiências Pioneiras na Bacia do Rio Doce”, onde compartilhou os avanços locais na área ambiental.

Posso afirmar que este seminário foi um momento único para celebrar conquistas e planejar novas articulações que ampliem o impacto da educação ambiental no município. Nossa participação reforça ainda mais o compromisso da gestão municipal com a inovação pedagógica, a valorização do conhecimento científico e a promoção de políticas públicas voltadas para a formação cidadã, além de um momento importante para compartilhar projetos e planejar articulações futuras”, comentou Rosieli.

Destaques da Participação de Aracruz

Durante o seminário, foram apresentados os resultados da parceria entre a Semed e o Projeto Rio Doce Escolar. Os principais pontos discutidos foram:

  • Articulação Institucional: Como a Política Municipal de Educação Ambiental tem orientado projetos estratégicos nas escolas da rede.
  • Inovação Pedagógica: O fortalecimento do vínculo entre o conhecimento científico e a vivência escolar.
  • Formação Cidadã: O impacto das políticas públicas na conscientização ambiental dos estudantes de Aracruz.

Referências na Bacia do Rio Doce

O evento também destacou o pioneirismo de cidades vizinhas que já institucionalizaram a Ciência Cidadã através de leis municipais (Conselheiro Pena-MG e Linhares-ES). No contexto regional:

  • Mais de 700 participantes estão envolvidos em projetos de ciência cidadã.
  • O público inclui cerca de 600 estudantes e 64 professores das redes básica e superior.

O Impacto da Gestão Municipal

Para a educadora Rosieli Merotto, a participação no seminário reafirma o compromisso de Aracruz com a educação de ponta.

“Foi um momento único para celebrar conquistas e planejar novas articulações. Nossa presença reforça o compromisso da gestão com a valorização do conhecimento científico e a promoção de políticas que ampliem o impacto da educação ambiental no município”, afirmou Merotto.