Emefi Ybyrapytanga Promove Jogos Indígenas e Encerra 4ª Edição do Kûatiarupema

Emefi Ybyrapytanga Promove Jogos Indígenas e Encerra 4ª Edição do Kûatiarupema

Projeto Kûatiarupema reforça identidade indígena através de jogos tradicionais e produção literária

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Indígena (Emefi) Ybyrapytanga celebrou o encerramento da 4ª edição do Projeto Kûatiarupema (Peneira Literária) com a realização dos “Abá Nhemosaraîva” (Jogos Tradicionais Indígenas). O evento, realizado na cabana central, contou com a intensa participação das famílias.

O projeto, que é uma extensão do programa “Comunidade de Leitores”, utilizou as modalidades esportivas — como arco e flecha, corrida com tora e arremesso de lança — para promover o aprendizado de forma interdisciplinar, integrando leitura, escrita e matemática.

Jogos Tradicionais Indígenas encerram com sucesso a 4ª edição do Projeto Kûatiarupema (Peneira Literária)

A diretora Marília Amâncio Rocha Cordeiro agradeceu a contribuição dos pais, que foi fundamental para a realização do projeto. Professoras, como Viviane Almeida dos Santos e Andréa Cristina Almeida, destacaram a importância da confecção de materiais tradicionais (como o maracá e a tora) no processo educativo.

De acordo com a professora Andréa Andréa Cristina Almeida a confecção dos produtos reforça a educação dos estudantes.

“É com muita alegria que apresentamos a vocês o resultado é o fruto de nosso trabalho dentro do projeto Kûatiarupema, que é muito importante para nossa escola, porque isso reforça nossa cultura, nossas tradições e identidade, além do quanto nossas crianças podem aprender a partir de sua própria história. Nossa turma trabalhou com a corrida com tora, e eu conduzi o projeto. Um de nossos produtos finais foi um livro que contém todo o registro, estudo e pesquisa realizados a partir do tema. Um outro produto foi a aquisição da tora, com o apoio dos pais, o que também simboliza esse trabalho”, destacou a professora.

Segundo a equipe pedagógica, o Kûatiarupema reforça a cultura, as tradições e a identidade indígena, permitindo que os estudantes aprendam a partir de sua própria história.