Encontro reúne gestores escolares para alinhamentos do novo ano letivo

Encontro reúne gestores escolares para alinhamentos do novo ano letivo

Diretores e vice-diretores da Rede Municipal de Ensino participaram, na manhã desta terça-feira (27), no auditório do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), de um momento de acolhida e orientações que marca o início do ano letivo de 2026, além de servir como espaço de diálogo. Eles foram recebidos pela secretária de Educação, Jenilza Spinassé, que, na companhia das subsecretárias Regina Azeredo e Simoni Aparecida, deu as boas-vindas e desejou sucesso nesta nova jornada de ensino aos profissionais que irão gerir as escolas pelos próximos três anos.

“Sejam todos bem-vindos a este momento de acolhida. Hoje estamos recebendo nossos diretores e vice-diretores para um bate-papo inicial de orientações sobre os compromissos do ano letivo de 2026. Como vocês sabem, o Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes) acontece todos os anos, e é por meio dele que se indica qual será o recurso que o município vai receber. Ou seja, se nosso desempenho ou resultado não for bom, nossos recursos também não serão satisfatórios. Por isso, juntos, precisamos buscar meios de melhorar para alcançarmos os melhores resultados”, disse.

A secretária ainda lembrou que todos devem sempre procurar a Secretaria Municipal de Educação (Semed) para a busca de apoio junto às equipes. “Nossa secretaria de Educação estará sempre de portas abertas para recebê-los, e vocês também terão o apoio de todas as nossas equipes. Só estamos aqui hoje porque a escola existe, e vocês são os gestores. Juntos, temos o dever de fazer a diferença”, completou.

Em seguida, houve um momento cultural com a apresentação da leitura de um poema sobre a corrida da vida, simbolizando os desafios que cada gestor escolar enfrentará durante o ano letivo. Para isso, foi exibido um vídeo com o poeta e cordelista cearense Bráulio Pessoa, conhecido por sua poesia popular que transforma sentimentos, valores e o cotidiano nordestino em mensagens de motivação, amor e respeito.

A subsecretária Regina Azeredo ressaltou a importância das palavras do poeta na vida de cada um. “Temos que seguir em frente, marcar vidas, aproveitar a caminhada e desfrutar cada passo, cada momento, viver. Esse vídeo é de se emocionar mesmo, e é essa a mensagem que gostaríamos de deixar para vocês. 2026 será um ano de muitos desafios, mas também de muitas vitórias. Acreditamos nisso, pois já vencemos outras etapas, como o Selo de Ouro na alfabetização, que é fruto do chão da escola”, lembrou.

Durante o encontro, os profissionais da educação receberam orientações sobre diversos temas, como a inspeção escolar, o Conselho Escolar e os anexos da Circular n.º 03/2026, com leituras segmentadas para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. Também houve um diálogo com os novos diretores aprovados nas três etapas do último processo seletivo. Um a um, eles foram chamados à frente do auditório para se apresentarem e informarem em qual escola irão atuar.

Plano de Ação da Escola

Entre as ações a serem priorizadas no Plano de Ação da Escola, destacam-se a garantia da aprendizagem, a definição de metas de aprovação, a alfabetização e a recomposição das aprendizagens para superar desafios, especialmente do 5º ao 9º ano. Outro tema importante abordado foi a inclusão e a equidade no atendimento às diversidades, visando à redução das desigualdades educacionais.

Com relação à formação docente, foi destacado aos gestores que ela visa assegurar a participação dos professores nos momentos formativos ofertados, promovendo a qualificação contínua e o assessoramento pedagógico. Entre as principais responsabilidades pedagógicas da escola, foram pontuadas a aplicação das avaliações diagnósticas, a organização dos agrupamentos produtivos, a garantia de intervenções pedagógicas eficazes, além do monitoramento e registro dos avanços dos estudantes, principalmente daqueles que apresentarem alguma dificuldade. Por isso, reforçou-se a necessidade de desenvolver atividades diferenciadas com foco nas habilidades.

“Considero que o momento de acolhida promovido pela Semed foi de grande importância para os gestores das escolas do município. A iniciativa evidencia, entre outros aspectos, o compromisso da Secretaria em fortalecer a parceria com os diretores escolares. Essa aproximação contribui diretamente para a obtenção de resultados positivos, refletindo na melhoria da qualidade da educação no município de Aracruz”, destacou o vice-diretor da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Placidino Passos, Renan Gotardo Filipe.

Fonte : Prefeitura de Aracruz